
Estão abertas as inscrições para o Concurso Público da UEMA para professores.
A quem deseja uma oportunidade como professor universitário, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está com quatro vagas abertas para Professor Adjunto.
Vagas:
- Professor Magistério Superior – Classe C (Adjunto): Letras / Linguística: Sociolinguística e Dialetologia – 1 Vaga
- Professor Magistério Superior – Classe C (Adjunto): Letras / Literatura Comparada – 1 Vaga
- Professor Magistério Superior – Classe C (Adjunto): Ciências Humanas / Educação: Planejamento e Avaliação Educacional – 1 Vaga
- Professor Magistério Superior – Classe C (Adjunto): Ciências Humanas / Educação: Currículo – 1 Vaga
Para concorrer às vagas o candidato deve ser portador de Título de Doutor para o ingresso na Classe C (Adjunto).

O prazo de validade do concurso será de 2 (dois) anos, contado da publicação do Edital no Diário Oficial do Estado, com o resultado definitivo, havendo possibilidade de prorrogação por igual período, a pedido do Departamento Acadêmico interessado.
Inscrições e demais informações
As inscrições vão até 30 de junho de 2025, pelo site
https://concursoseseletivos.uema.br/eventos/detalhes/47fe73ca-bf5f-4069-bf2b-419b20410b96
Há uma taxa de R$ 300,00.
O Concurso Público da UEMA para professores constará de prova escrita, com leitura pública, prova didática, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e julgamento de títulos, de caráter classificatório.
Os interessados poderão obter mais informações sobre os Concursos Públicos pelo e-mail [email protected].
Leia o Edital, clique aqui.

Uma das motivações básicas deste livro é o sentimento de que para a compreensão do ‘objeto escorregadio’ que é a literatura comparada é necessário que se revisite sempre sua história tanto no plano internacional quanto no local. É o que faz Sandra Nitrini neste livro obra que a autora apresenta como pertencente à família dos estudos introdutórios.
O fio histórico das discussões sobre o objeto e métodos da literatura comparada e alguns de seus temas fundamentais são aqui apresentados tratando de conceitos como influência imitação e originalidade além das principais teorias que contribuíram mais recentemente para o desenvolvimento dessa disciplina como a estética da recepção e a intertextualidade. Em seguida a autora traça um panorama da produção comparatista acadêmica no Brasil analisando ensaios significativos de autores como Antonio Candido, Silviano Santiago, Haroldo de Campos e Roberto Schwarz em que o tema central é a questão das fontes e influências.
Clique aqui ou no botão para adquirir esse livro.
Deixe um comentário