
A redação do ENEM 2025 trouxe um tema muito interessante, com múltiplas possibilidades de abordagem e ferramentas a serem usadas. Vamos então analisá-la mais a fundo neste post!
O tema da redação do ENEM 2025 foi Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. Pensemos então o que poderia ou não ser feito e quais caminhos e recursos poderiam ter servido de subsídio.
A interdisciplinaridade
Em geral, podemos pensar que para responder a questão tema, era preciso uma boa dose de interdisciplinaridade. Isso porque poderia incluir dados sobre velhice num contexto amplo (geografia) e em termos de inclusão de grupo (sociologia) e, claro, tendo em vista a posição dos idosos ao longo do tempo (história). Nesse sentido, conhecimentos da área de Ciências Humanas e Sociedade seriam fundamentais.
No contexto da sociedade brasileira atual, pensar a posição do idoso envolve questões como previdência social, com seus muitos problemas; além também da possível reinserção de idosos no mercado de trabalho, num contexto em que a juventude e o vigor que essa inclui são preferidos em sua grande maioria.
Claro que haveria como opção ainda incluir na redação os fatores biológicos, no contexto do envelhecer, tendo em conta as limitações de mobilidade e execução de tarefas, por exemplo. Isso incluiria mais uma vez a questão da mobilidade, das limitações para o trabalho e como garantir que todos tenham a devida atenção (vejamos logo a seguir sobre a questão legal).
O candidato poderia ainda abordar a influência da religião sobre a mentalidade e a ética no contexto religioso e social. Isso porque as percepções mudam de acordo com a religião e mesmo entre denominações, em caso de se ter o cristianismo como ponto de partida. Ou ainda comparar com as formas como o idoso é visto e tratado, tomando como ponto de partida, dentre outros, a relação dos japoneses com a velhice.
A velhice e a legislação
Tendo em vista os aspectos legais, um subsídio interessante para a redação poderia ser Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, que garante direitos fundamentais e proteção a pessoas com 60 anos ou mais. Com base nesse documento legal, a redação poderia dissertar sobre políticas de estado para a melhoria das condições de vida dos idosos ou a garantia de direitos básicos (aposentadoria, saúde, etc.).
Nesse sentido, a redação do ENEM, como em edições anteriores, segue buscando discutir temas que afetam a sociedade. Nesse caso, pensando aspectos de um setor da sociedade que sofre preconceito (etarismo), é estigmatizado, e mesmo excluído. Daí se pensar a posição do idoso num contexto democrático e de direito, de combate à exclusão e mesmo aos maus tratos.
Em resumo…
É fácil falar de fora, mas para mim, a redação do ENEM 2025 pareceu uma das mais “fáceis” de todos os tempos, por uma série de motivos (possibilidades, ferramentas, etc.). Mas, claro, isso eu digo a partir dos meus anos de experiência, devendo levar em conta as dificuldades de quem está no último ano do Ensino Médio ou que nunca encarou uma prova deste calibre (ansiedade, insegurança, nervosismo…).
Mas, diz aí, e você fez a prova do ENEM? O que achou do tema da redação do ENEM 2025?




Deixe um comentário