Avatar de José Antonio Fernandes

Compartilhe esse conteúdo

Se você quer entender o início da República no Brasil, Os Bestializados, de José Murilo de Carvalho é o livro que você procura. Ele é o tema dessa resenha.

“Os Bestializados” é um dos livros mais interessantes sobre o início da República no Brasil. Trata sobre o movimento da proclamação e momentos seguintes, examinando a postura do povo diante do que estava acontecendo. Assim como fala sobre a exclusão desse mesmo povo da política, seja de forma voluntária, seja involuntariamente.

O autor explora como a transição da monarquia para a república em 1889, ao contrário das expectativas de mudanças significativas, manteve as elites no poder e deixou a maior parte da população, especialmente a urbana, alheia e desinteressada pelo processo político.

O termo “bestializados” se refere ao distanciamento do povo, que foi excluído das decisões e dos ideais republicanos, transformando a república em uma instituição que não representava as massas. A obra desafia a ideia de uma transição republicana marcada por entusiasmo popular, mostrando-a como um processo elitista.

Ao investigar jornais, documentos e relatos da época, Carvalho revela como o povo do Rio de Janeiro estava mais preocupado com questões do dia a dia, como a sobrevivência e o trabalho, do que com as mudanças políticas que ocorriam em um plano distante de suas realidades.

O autor também questiona o conceito de cidadania e analisa o fracasso das lideranças republicanas em mobilizar e incluir os setores populares na nova ordem política. Ao longo do livro, José Murilo de Carvalho constrói uma crítica perspicaz sobre a desconexão entre Estado e população, fornecendo uma análise sociopolítica profunda e reveladora da realidade brasileira da época, com ecos que ainda podem ser sentidos nos dias atuais.

Assista à resenha do livro Os Bestializações

⭐ Para quem se interessar, link para adquirir o livro está logo abaixo. Lembrando que você ajuda a manter esse site e o canal comprando pelo link indicado.

Para receber novidades sobre pós-graduação, cursos gratuitos e artigos, assine nossa Newsletter

Tagged in :

Avatar de José Antonio Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. […] Mas, mesmo nas primeiras décadas da República, como me faz lembrar O cortiço, de Aluísio de Azevedo, muita gente nem entendia o que os “novos tempos” republicanos significavam. Muita gente foi violentamente silenciada por querer fazer diferente do “combinado” nas décadas seguintes, como mostram Canudos e o Contestado, desde a Bahia até o sul do Brasil, para não citar tantas outras revoltas reprimidas. Em geral, “o povo assistiu bestializado” ao que acontecia, como nos fala José Murilo de Carvalho no livro Os Bestializados que resenhamos e que você pode acessar clicando aqui. […]

Uma resposta para “Os Bestializados, de José Murilo de Carvalho | RESENHA”