
Essa é uma grande oportunidade de Especialização Gratuita EAD em Gestão Pública com opção em 2 universidades diferentes.
Se você busca avançar nos estudos através de um curso de pós-gradução (especialização), essa é sua grande oportunidade. Trata-se de curso na modalidade à distância (EAD), com a opção entre duas universidades federais: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
A Especialização em Gestão Pública tem como objetivo formar e qualificar pessoal em nível superior visando, especialmente, o exercício de atividades gerenciais, possibilitando que esses gestores intervenham na realidade social, política e econômica, contribuindo para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, no âmbito federal, estadual e municipal.

Somando as duas universidades, são oferecidas 300 vagas no total.
No caso da UFJF, as 150 vagas estão distribuídas em cinco polos mineiros: Ilicínea: 30 vagas; Andrelândia: 30 vagas; Barroso: 30 vagas; Confins: 30 vagas; Conselheiro Lafaiete: 30 vagas.
Já no caso da UNILAB, as vagas estão distribuídas entre os polos de Ceará (Redenção, Aracoiaba e Trairi) e Bahia (São Francisco do Conde e Catu).
Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização terão programação curricular desenvolvida em, no mínimo, 360 horas não estando computado o tempo reservado à elaboração individual de monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), condição sine qua non para a integralização do Curso. O Curso terá a duração total de dezoito meses, incluindo o TCC.

Inscrições e demais informações
Para se inscrever, você precisa observar as exigências de cada universidade.
- No caso da UFJF, as inscrições vão até às 16h do dia 30 de janeiro de 2026. Preencha o Formulário Eletrônico e anexe a documentação. O processo seletivo ocorre em duas etapas: Carta de Intenção (60 pontos) e Análise Curricular (40 pontos).
- Já no caso da UNILAB, as inscrições devem ser feitas de 15 a 31 de janeiro de 2026 exclusivamente pelo SIGAA (Sistema Integrado de Gestão). A seleção será feita em etapa única de Análise de Currículo (Formação Acadêmica e Experiência Profissional).


Deixe um comentário