Curso Gratuito EAD Educomunicação e Clima

Avatar de José Antonio Fernandes

Compartilhe esse conteúdo

A USP está oferecendo o Curso Gratuito EAD Educomunicação e Clima, com certificado de 60 horas!

O objetivo é contribuir para que os(as) educadores(as) da Educação Básica no Brasil, especialmente do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), aí entendidos professores(as), gestores(as) e quadros de apoio, estejam preparados(as) a trabalhar com a temática das mudanças climáticas nas escolas, por meio de práticas educomunicativas.

Este é um curso autoinstrucional, ou seja, sem tutoria. Por isso, todas as atividades são assíncronas e o(a) cursista pode estabelecer sua própria rotina de estudo, nos dias e horários que forem mais viáveis para cada um(a). Há 4 módulos compostos por, no total, 20 aulas, cada uma delas com materiais audiovisuais, textuais, imagéticos e muitos momentos de reflexão e práticas fundamentadas em exemplos concretos.

O público-alvo são educadores da Educação Básica, especialmente do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), incluídos professores, gestores e quadros de apoio das escolas e redes de educação públicas e privadas.

O curso gratuito EAD Educomunicação e clima está organizado em quatro módulos:

Módulo 1 – Por que vivemos em emergência climática?

O módulo apresenta o projeto de pesquisa “Como a educomunicação pode ampliar e qualificar as práticas de educação ambiental climática na Educação Básica no Brasil?”. Explica o que são gases de efeito estufa e as principais causas e consequências do aumento da concentração deles na atmosfera terrestre. Reflete sobre como os impactos da emergência climática afetam de maneira desigual grupos e comunidades já historicamente mais vulnerabilizados. Por fim, discute os diversos interesses e projetos de mundo presentes no debate sobre as mudanças climáticas e a relação que existe entre negacionismo científico, desinformação climática, aumento das desigualdades sociais e desregulamentação.

Módulo 2 – O que é educomunicação?

Apresenta como nasce o paradigma da educomunicação na América Latina e como ele se encontra com a educação ambiental crítica por meio da chamada educomunicação socioambiental. Compartilha práticas educomunicativas de enfrentamento à emergência climática nas escolas por meio de cinco linguagens: a) campanhas; b) jornalismo; c) vídeos; d) produções sonoras; e) quadrinhos.

Módulo 3 – O que é educação ambiental climática?

Discute o conceito de educação ambiental climática e como ele vem se traduzindo em diretrizes e políticas públicas em documentos internacionais e legislações brasileiras. Apresenta três experiências concretas de educação ambiental climática em rede, às quais escolas públicas e privadas brasileiras podem aderir gratuitamente: a) o Movimento Escolas pelo Clima; b) o Programa Cemaden Educação; c) as Conferências Nacionais Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente.

Módulo 4 – Construindo nosso Plano de Ação Climática

Explica o conceito de escolas sustentáveis e resilientes e dá exemplos de como trabalhar educação ambiental climática, por meio de práticas educomunicativas, nos quatro âmbitos que o estruturam: a) currículo, b) gestão, c) espaço físico; d) relação com a comunidade. Apresenta diretrizes e ferramentas para planejar, executar e avaliar um Plano de Ação Climática nas escolas.

Como fazer esse curso?

Para fazer o curso basta acessar e se cadastrar no link https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/18407/informacoes

Esta é uma iniciativa em rede, coordenada pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (NCE/ECA/USP), em parceria com o governo federal, Prefeitura de São Paulo, o Movimento Escolas pelo Clima, a Articulação Nacional de Políticas Públicas em Educação Ambiental (Anppea), a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), o Grupo de Acompanhamento e Estudos em Governança Ambiental (GovAmb) e a Ecofalante.

Tagged in :

Avatar de José Antonio Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *