Bob Marley é incrível, artista de uma obra profunda, com muitas histórias interessantes. Por isso eu fiz esse post com 5 curiosidades sobre ele.
1 Bob Marley ouvia Rock
Ele nasceu Robert Nesta Marley, isso muita gente já sabe. Mas você talvez não saiba que ele não inventou o Reggae, que ele lutou pela paz em seu país e que ele quase foi morto em um atentado.
Quando Bob Marley começou a se interessar mais seriamente por música, ele se inspirava no blues e no rock americano. Os cantores e bandas que mais admirava nessa época eram Elvis Presley, Fats Domino e The Drifters. Esses e outros artistas tiveram forte impacto na sua trajetória inicial.
Para se ter uma ideia, o Ska estava em alta em seu país. Esse estilo musical teve a sua origem na Jamaica mesmo, no final da década de 1950, combinando elementos caribenhos como o mento e o calipso com outros ritmos estadunidenses como o jazz, jump blues e rhythm and blues.
Bob Marley e Bunny Livingston, seu amigo e parceria do começo da carreira, surfaram nessa onda.
2 Ele não inventou o Raggae
Outra coisa que talvez você não saiba é que Bob Marley não inventou o Reggae. Ele é uma evolução do rock-steady e do Ska. O Raggae foi se formando a partir do começo dos anos 1960 e se tornou famoso com Toots and The Maytals, com seu hit Do The Raggay de 1968.
Bob Marley e os Wailers já tinham gravado alguns discos, sucesso na Jamaica mas ainda sem sucesso mundial. Nesse processo eles estavam em transformação de estilo e caminharam na direção do Reggae, rapidamente o incorporando como seu tipo de música.
No começo dos anos 1970 eles lançam Sun Is Shining. Daí pra frente, Bob Marley e o Raggae se tornariam coisas inseparáveis.
3 Raggae e Rastafari não são a mesma coisa
Rastafari e reggae se tornaram sinônimos, sobretudo com Bob Marley, sendo vistos como coisas inseparáveis e complementares. Mas na verdade não são.
São coisas diferentes.
O rastafarianjsmo é um movimento religioso e filosófico criado por Leonard Howell tendo como inspiração a Etiópia livre. Ele se originou na Jamaica na década de 1930. Seus seguidores, chamados Rastafaris, acreditam na divindade do imperador etíope Haile Selassie I, que eles veem como a reencarnação de Jesus Cristo e o messias prometido na Bíblia.
Como Bob Marley aderiu ao Rastafari, tendo se tornado defensor fervoroso, logo viria a conexão com o Raggae, já que ele foi colocando os princípios rastafari nas suas músicas, inclusive criando algumas exclusivamente sobre sua religião.
4 Bob Marley era de esquerda
Quando Bob Marley começou sua carreira a Jamaica estava se tornando independente da Inglaterra. O que aconteceu oficialmente em julho de 1962. Mesmo antes disso, o país já vivia uma disputa intensa entre as facções políticas, que com a transição para um país livre viu se intensificar fortemente.
Devemos lembrar que isso ocorreu no contexto da Guerra Fria. Assim, os dois principais partidos: o Partido Trabalhista da Jamaica e o Partido Nacional Popular. O primeiro tinha trabalhista só no nome, sendo de centro-direita, com uma ideologia conservadora, que defendia o liberalismo económico e do conservadorismo fiscal. Já o Partido Nacional Popular era socialista democrático, como o nome diz mais ligado às causas populares.
Os dois já lutavam pelo controle da ilha há anos, continuando a agir depois da independência.
Bob Marley criticava fortemente a situação miserável do povo e a exploração. Por esse motivo foi que ele apoiou o PNP no começo. Só que a rivalidade entre os dois partidos não ficava só na política. Essa rivalidade encorajou a guerra urbana em Kingston, capital do país.
Havia muita corrupção e violência, de ambos os lados, o que encorajou Bob Marley a se afastar do PNP e manter distância dos partidos políticos. Mesmo assim, sua proximidade inicial, deixaria marcas como veremos.
5 Quase foi morto em um atentado
Em 3 de dezembro de 1976, tentaram matar Bob Marley em sua casa na Jamaica, dias antes de um grande concerto planejado para promover a paz política no país. Marley e sua banda, The Wailers, estavam ensaiando quando homens armados invadiram sua casa e abriram fogo.
Bob Marley, sua esposa Rita Marley e seu empresário Don Taylor foram atingidos, mas sobreviveram aos ferimentos. As lesões de Marley não foram fatais, mas ele sofreu ferimentos graves no braço e no peito. O atentado foi considerado um ato de violência política, possivelmente relacionado ao clima tenso entre os partidos políticos jamaicanos na época.
Há quem diga que a ligação de Bob Marley com o Partido Nacional Popular tenha sido o grande motivo. Os criminosos estariam ligados à oposição e teriam entendido o show que ele faria como uma campanha política, mesmo ele tendo se afastado do PNP há anos.
Apesar do ataque, Bob Marley insistiu em realizar o concerto que ele chamou de Smile Jamaica (Sorria Jamaica), dois dias depois do atentado. Ele apresentou-se com o braço enfaixado, o que tornou o show ainda mais dramático. O evento foi visto como um gesto de coragem e determinação para promover a unidade e a paz.
Bob no show Smile Jamaica
Depois do show, ele foi para um exílio voluntário, tendo feito turnês de grande sucesso nos Estados Unidos e na Europa. Mas, voltaria pouco tempo depois à Jamaica.
Bob Marley – Legend
Disco de vinil
Ao comprar o disco acima, você ajuda a manter esse blog. Outra forma de fazer isso, é por meio do nosso pix: [email protected]
Aproveita para ler meu texto sobre a misteriosa morte de Marilyn Monroe
Ou assista a sua vídeo biografia!
Se estiver recebendo no e-mail e não conseguir ver o vídeo, clique aqui.
Compartilhar:
Deixe um comentário