5 maiores dificuldades enfrentadas por concurseiros

Avatar de José Antonio Fernandes

Compartilhe esse conteúdo

5/5 – (1 voto)

Estudar para concursos públicos não é fácil. Muitas pessoas enfrentam dificuldades e outras acabam desistindo. Quero falar sobre as 5 maiores dificuldades enfrentadas por concurseiros e tentar algumas soluções.

Gestão de Tempo e Rotina

Quando você pensa em prestar concursos públicos é porque quer uma vida mais estável. Além de não estar satisfeito com sua situação de momento.

Mas, começa a procurar concursos e baixar editais, logo se depara com uma enxurrada de conteúdo para estudar.

Muitos desses conteúdos você pode nunca ter visto, como legislação específica, por exemplo. Outro tanto de conteúdo você já esqueceu, porque não usa no dia a dia, como matemática, por exemplo.

Mas, aí entra uma outra questão: conciliar os estudos com outras responsabilidades (como trabalho, família e vida pessoal).

Manter uma rotina de estudos eficaz e consistente é crucial, mas muitas vezes difícil devido às demandas diárias.

Nesse caso, alguns caminhos reduzem o estresse, tempos desperdiçados e ajudam a estudar melhor. Falo especialmente sobre organização.

Quanta gente não sabe por onde começar e nem onde quer chegar. É preciso se organizar para sobreviver nesse ecossistema de concursos; se organizar para ter melhores resultados; para conseguir estudar mais temas e não perder tempo também.

Pressão e Ansiedade

Eu sou uma dessas pessoas que não se sente bem trabalhando sob pressão. Agora imagina você estudar nesse clima. Reter informações, resolver problemas complexos, decorar leis difíceis.

Além disso, tem a pressão por resultados e o medo de fracassar.

Não é a toa que muita gente desiste ou adoece no processo. Vencer a barreira da pressão e da ansiedade é desafio é comum, principalmente para quem já investiu bastante tempo e esforço e sente que precisa obter aprovação rapidamente.

Nesse caso, a organização mais uma vez é fundamental. Além de uma autoavaliação, para encontrar pontos que precisa melhor. Fazer um pente-fino na sua rotina de estudos para ver pontos fracos e pontos fortes, além dos pontos em que precisa focar mais.

Mas não é só isso. Você precisa também de tempos de lazer e também de descanso, coisas que são fundamentais. Muita gente pensa que tem que estudar sem parar, “como se não houvesse amanhã”. Mas, isso não é saudável e nem gera bons resultados.

Por isso, se planeje, se autoavalie, descanse, veja filmes ou passeie com a família.

Volume Extenso de Conteúdo

Se o concurso que você quer fazer é daqueles que parecem intransponíveis e muito concorridos (INSS, Polícia Federal, etc.), você se depara com uma imensidadão de conteúdo para estudar.

Esses conteúdos nem sempre são familiares. Somado aos pontos que já vimos, a necessidade de absorver e revisar grandes quantidades de material pode sobrecarregar e desmotivar.

Por isso, é bom ter bons materiais de estudo e saber filtrar o que realmente é fundamental e o que vai te ajudar na jornada.

Saiba fazer anotações, encontrar pontos fracos, releituras dinâmicas e organizadas.

Busque também vencer distrações. Por que isso é tão importante? Porque às vezes você lê muito ou faz muitos exercício, mas retê pouco por falta de foco. Por isso, dentre outras coisas, tente deixar o celular em modo avião enquanto estudo; se possível nem deixar ele por perto.

Antes de continuarmos, guarde essa dica para você…

Manter a Disciplina e a Motivação a Longo Prazo

É fácil se perder quando se trata de estudos. O lazer e a procrastinação são bem atrativos. Como eu disse, o celular do lado da mesa de estudos é mais atraente que leis chatas e fórmulas matemáticas complicadas.

Além disso, concursos podem exigir meses ou até anos de preparação, e manter-se motivado e disciplinado durante todo o processo é complicado. É fácil procurar um caminho que pareça mais “simples”, mas que acaba atrapalhando todo o processo.

A falta de resultados imediatos pode desanimar e levar à procrastinação. A dificuldade do processo, somado a isso, também.

Por isso, defina pequenos objetivos, recompensas e alvos de curto, médio e longo prazo.

Crie também objetivos que alcançará quando conseguir passar nesse ou naquele concurso. Uma casa, uma viagem ou algo que o motive a continuar é bem válido. Se possível, cole uma lista diante de si, para ver todo dia e se motivar.

Dificuldade com Técnicas de Estudo

Depois de pensar em tudo isso. Acabamos voltando na questão da técnica de estudo.

As pessoas acham que é só sentar e estudar. Não. Você vai precisar de organização, encontrar as formas mais eficientes, técnicas adequadas para cada tipo de material e, claro, os materiais mais adequados.

Muitos candidatos têm dificuldade em encontrar materiais e métodos de estudo que funcionem bem para eles. Sem uma estratégia eficiente (como uso de mapas mentais, resumos, revisões periódicas), o estudo pode ser menos produtivo e demorado.

Um exemplo que que pode ajudar: aqui no site temos e-books que ajudam muito nos estudos para concursos na área da Educação. Legislação, planejamento, normas… se você vai fazer um concurso nessa área já fica a dica 😉

Tagged in :

Avatar de José Antonio Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site é protegido! Caso precise de alguma informação ou ajuda entre em contato