Passar em um concurso é desejo de muita gente, mas o processo pode ser difícil. Por isso seguem as dicas para sair na frente.
Embora algumas pareçam óbvias, quero tentar mostrar detalhes a respeito, que podem fazer muita diferença.
DICA 1 – tenha um plano
O grande problema da maioria dos concurseiros é não ter um projeto de estudos. Muita gente pega o edital e sai lendo insandecidamente e fazendo exercícios de matemática de forma aleatória.
Isso não só é muito estressante, como pode mais te prejudicar que ajudar.
É muito importante fazer um plano de estudos, que pode conter, dentre outras coisas: prazo até a prova; lista de materiais disponíveis e a conseguir; listagem das matérias que sei mais e das que preciso estudar mais; cronograma de estudos, que pode ser por dias da semana ou por horas diárias dedicadas a cada matéria.
DICA 2 Conheça seus concorrentes
Não conhecer os concorrentes é uma falha que pode dar falsas impressões, seja por excesso de confiança ou por um desânimo exagerado por imaginar o caminho como impossível.
Procure saber o número de candidatos por vaga. Quanto mais informações sobre isso conseguir mais claro será para você, inclusive para colocar no seu planejamento.
DICA 3 Estude por sua vida
Parece óbvio isso, mas nem sempre é. Na verdade, pelo menos metade dos candidatos inscritos estudarão pouco ou não estudarão. Seja por falta de tempo, por estarem ocupados com o atual trabalho ou com o dia a dia em casa; seja ainda por falta de vontade mesmo.
Eu sempre digo que uns 30% estudam, mas pecam em muitos aspectos. Seja por não se planejar adequadamente; seja por superestimar sua capacidade; seja por não entenderem corretamente o conteúdo requerido no edital.
DICA 4 Se prepare para difentes tipos de prova
Não é incomum alguém que fez a prova de algum concurso dizendo: “poxa, não caiu nada do que eu estudei”; ou “nossa, que concurso complicado”. As organizações de concursos podem não raras vezes aplicar provas mal elaboradas ou mesmo com muitos erros. Para isso que há sempre a possibilidade de recurso.
Mas, é importante sempre pensar nas difentes formas de aplicação de provas ou mesmo nos formatos requeridos (questões de múltipla escolha, questões dissertativas, redação, elaboração de alguma proposta, etc).
DICA 5 Seja persistente e aprenda com os seus erros
Tá, você se planejou, estudou bastante, inclusive com provas de concursos anteriores e mesmo assim foi mal. O que fazer? Desistir?
Não. Não faça isso. Algumas pessoas precisam passar pelo processo de concurso mais de uma vez até “se encontrar”. É como estudar uma coisa completamente nova, que exige um esforço grande para compreender e dominar. Concursos também são resultados de práticas. Por isso, quando não passamos em uma prova, é importante colher todas as lições disso, identificar falhas nos estudos, erros que podem ser corrigidos nas próximas tentativas.
Às vezes também seja o caso de repensar a vaga que você escolheu. Por exemplo, fiz alguns concursos para a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Eu era bom em português, atualidades e mesmo em conhecimentos bancários, mas, eu era muito ruim em matemática. Depois de algumas tentantivas, eu percebi (vem só vocês) que aquilo não era mesmo pra mim. Foi aí que passei a me dedicar a concursos em que o peso de humanidades e linguagens fossem maiores.
O que diria pra você antes de terminar é: claro que cada um tem seu tempo, sua área que domina, mas com planejamento, estudos dedicados, revisões e correções de erros, o resultado virá.
Sei que é chato, mas a sua ajuda é fundamental. Por isso, gostaria de pedir seu apoio para manter os meus projetos (blog, canal, instagram, tiktok)
Para contribuir, basta enviar qualquer valor para a Chave PIX
Mas, claro, se você ainda não conhece o Canal, vai lá!
www.youtube.com/JoseAFernandes
Deixe um comentário