Até o fim de 2013, o Museu Oscar Niemeyer de Curitiba estará com a exposição Observador diurno, observador noturno, uma mostra de gravuras de Jacek Sroka.
Num domingo de calor, 8 de setembro, estive por lá e confesso que é difícil não viajar com as imagens sugestivas e provocantes do artista. Não sou especialista em obras de artes, como devem saber, mas gosto de visitar exposições e ficar tempos observando-as, tentando aprender algo com elas, e perceber alguma faceta da capacidade humana de criar e exprimir emoções.
Algumas coisas nas formas de expressão das diversas formas de arte me parecem inatingíveis – neste ponto não creio que seja o único -, mas, no fundo, em muitos casos deve ser mesmo essa a intenção do artista. Afinal, a percepção pode mudar e nessa mudança surgir uma diversidade de reelaborações dos ângulos de visão e das interpretações.
E como diz Estela Sandrini, diretora do Museu, no flyer da exposição: “observar a obra de Jacek Sroka é mergulhar na experiência de entrever, pelas frestas, fragmentos de uma realidade que não nos é estranha, embora permeada de elementos insólitos”.
Veja algumas imagens
O artista
Informações
Artista: Jacek Sroka
Curadores: Dulce Osinski e Everly Giller
Nº de obras: 61
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba-PR
Fone: (41) 3350-4400
Dias de visitação: terça a domingo (10h às 18h)
Preços: R$6,00 e R$3,00 (meia-entrada)
Deixe um comentário