Bom, lá se vão 6 meses desde que mudamos para este acolhedora cidadezinha, rodeada de outras, com características industriais e mesmo com permanências agrícolas (caso da produção de arroz e outros produtos). Aqui estamos, neste 28 de agosto, para rememorar os 64 anos de sua emancipação.
Ainda não sei muito sobre a história deste lugar, mas algumas informações já vão se encaixando e, para quem gosta de ouvir jovens senhores e senhoras que já estão aqui desde há um bom tempo, fica a cada dia mais interessante aprender sobre esta que já foi distrito de Joinville, se emancipou em 1949 e agora vem crescendo, a passos largos sobretudo desde a década de 1990. Segundo dados do IBGE, desde 1991 até 2011, a população praticamente dobrou, indo de 17.640 para 35.172 habitantes.
Claro que, com seu crescimento precisamos refletir sobre o que queremos e como queremos seu desenvolvimento quando o assunto são as diferenças étnicas e sociais envolvendo a população. Exemplos no Brasil não faltam para que possamos nos espelhar e “ajustar” nossos pontos de visão e formas de lidar com as diferenças, que são inevitáveis em um país continental como o Brasil.
Em números ainda, Guaramirim tem um dos melhores índices de IDHM do país 0,822*, um PIB per capita de R$ 36 097,30**, além de uma taxa de alfabetização de 97,63%. Claro que isso são só números se não levarmos em conta as diferenças e variações nas situações mais concretas. Aprendamos com isso e encontremos jeitos de superar os problemas econômicos, sociais e políticos.
Bom, mas a ideia é rememorar esse pequeno, mas crescente, município de Santa Catarina. Então, sigo feliz por aqui e conhecendo cada vez mais gentes, aprendendo mais a cada dia…
Parabéns aos guaramirenses e aos forasteiros, como eu, que adotam a cidade como morada!
*PNUD/2000 –http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaramirim#cite_note-PNUD_IDH_2000-4.
** IBGE/2008 –http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaramirim#cite_note-IBGE_PIB-5
Deixe um comentário