A ideia dessa atividade é oferecer uma experiência múltipla e mesmo lúdica aos alunos, fazendo uso de vídeos, diálogos e produção textual para resolução de atividades.
Num trajeto que pode ser adaptável, podemos começar com a exibição de vídeos, intercalando com discussões curtas e a execução de algumas atividades – não muitas de uma só vez, mas intercaladas com novos vídeos e novas discussões.
Nesse post o tema é o Capitalismo e sua história, o que pode ser feito por exemplo dividindo o tema em:
- precedentes (mercantilismo e outras experiências econômicas);
- processo de transição entre uma forma e outra (especialmente do feudalismo para o capitalismo);
- período de afirmação (Revolução Industrial e outros momentos marcantes).
Exemplo de como fazer e sugestão de material e atividades para usar
Feudalismo
Feudalismo é uma experiência europeia, com diferenças regionais e mesmo de temporalidades. Mas é interessante que ele sirva para nos explicar de alguma forma como a sociedade e a economia era organizada antes (e mesmo nos primeiros anos) da formação do capitalismo.
Vídeo
Atividades
1 – O que foi o feudalismo?
2 – como era o comércio durante a Idade Média?
3 – quais mudanças ocorreram no fim da Idade Média em relação à importância das cidades, do comércio e do dinheiro?
Mercantilismo
Todo professor sabe que no processo de formação do capitalismo houve uma experiência nos reinos que vinham se unificando, que ficou conhecida como Mercantilismo. Esse momento histórico é fundamental para entendermos coisas como mercado, mercadoria, dinheiro, burguesia, papel do Estado na economia, etc.
Vídeo
Atividades
1 – o que foi o Mercantilismo?
2 – qual o papel do Estado nacional na economia mercantilista?
Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi um grande momento de transformações e de conclusão no processo de formação do Capitalismo e de afirmação da burguesia como classe dominante. É o momento de destaque da Inglaterra, de seu protagonismo e domínio sobre a produção industrial mundial. Nessa fase ela é a “grande fábrica” do mundo e consegue ditar muitas regras do jogo e dominar mercados importantes. Revolução Industrial é um grande evento que tem continuidade e pode ser pensado em sua primeira fase e mesmo depois, com a Segunda Revolução Industrial e além.
Vídeo
Atividades
1 – o que foi a revolução industrial?
2 – o que explida o protagonismo da Inglaterra no processo de industrialização mundial?
3 – quais as novidades e inovações técnicas que representam a grande mudança trazida pela Revolução Industrial?
Além dos três pontos acima, outros também podem ser trabalhados em sala de aula. Isso só vai depender do planejamento e do tempo disponível para o professor. Outros temas a serem trabalhados que complementam os anteriores são:
- História do DINHEIRO – https://youtu.be/FEQ0Np1_pkk
- A Peste Negra e o Capitalismo – https://youtu.be/ARdTmzeiUWU
- O que é Burguesia? – https://youtu.be/y5gYsdcYnmk
- História dos bancos, dos banqueiros e dos bancários – https://youtu.be/CRF4IjpUEEI
- Liberalismo – https://youtu.be/yxsGR_H5nfw
A ideia com essas atividades é que a aula fique mais dinâmica. Mas, lembrando, precisa haver discussão dos professores com os alunos sobre o tema, para que não fique só o vídeo como explicação; a atividade precisa ser trabalhada de forma instigante, com o professor acompanhando e tirando dúvidas, quando houver.
É muito interessante que os links dos vídeos sejam disponibilizados, para que os alunos possam rever em casa, tornando o tema estudado mais claro e compreensível.
Por fim, seguem alguns livros que os professores e os alunos (dependendo da situação) podem ler, seguido dos links para quem desejar adquirir (o que ajuda a manter nossos projetos).
Do feudalismo ao capitalismo, Theo Santiago (org.) – https://amzn.to/3ztHLKc
A Evolução do Capitalismo, Maurice Dobb – https://amzn.to/3vzVKgk
A ética protestante e o ”espírito” do capitalismo, Max Weber – https://amzn.to/3Qar7qd
A era do capital: 1848-1875, Eric Hobsbawm – https://amzn.to/3JqOedx
O Capital, Karl Marx – https://amzn.to/3cZiZdc
Deixe um comentário