Nessa atividade de filosofia, a professora Barbara Smolniakof propõe uma reflexão sobre a importância da Filosofia e como ela ajuda a compreender conceitos como felicidade, virtude, amizade.
Essa é uma atividade desenvolvida especialmente no Ensino Médio, na área de conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ela foi pensada para o 2ª Ano, mas pode ser desenvolvida de acordo com o planejamento do professor.
Trata-se de uma atividade que envolve leitura, produção de texto (uma carta escrita à mão) e socialização de conhecimento. Dentro dessa atividade, incluem-se a problematização do uso da filosofia, a Ética helenista, a conceituação de felicidade, virtude, amizade.
Qual a ideia da atividade?
A sequência proposta inicia com a problematização a respeito da natureza e utilidade da filosofia, lançando aos estudantes a pergunta: “para que filosofar?” A partir dessa pergunta, o professor escuta as respostas dos estudantes, proporcionando a reflexão a respeito do problema e pensamento livre a respeito da resposta individual.
Pretende-se fazer uma contextualização da ética como área específica da filosofia que, dentre correntes e períodos, enfatiza em certo momento a reflexão filosófica como uma prática de sabedoria que leva à felicidade.
Para isso, o professor e os alunos devem problematizar o conceito de felicidade, a partir da corrente ética das virtudes. Como ferramenta, o professor apresenta a Carta a Meneceu e propõe aos alunos a leitura em grupo para posterior socialização da compreensão de cada tópico.
Após a leitura e socialização dos dez tópicos da carta, deve ser feita a proposta aos estudantes de uma redação de sua própria carta, oferecendo um espaço de reflexão e participação do debate filosófico a respeito do tema: “O que é felicidade e como podemos atingi-la?”
A carta do aluno deve ser endereçada a um amigo, dado que um dos tópicos abordados durante a leitura da Carta a Meneceu é a importância da amizade para uma vida feliz. Nela deve ser escrito o que o próprio estudante entende por felicidade; se ele acha que é possível atingi-la e como e porque sua perspectiva a respeito do tema é importante para seu amigo a quem a carta se endereça.
Instrumentos de avaliação
A participação em grupos de leitura é uma atividade que promove não apenas a compreensão do conteúdo lido, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais. Durante essas sessões, os participantes têm a oportunidade de discutir o tema abordado no texto, trocando impressões, opiniões e questionamentos.
Esse processo de socialização da compreensão permite que cada membro do grupo exponha sua interpretação e entendimento, enriquecendo o debate e proporcionando uma visão mais ampla do assunto.
Após a discussão, os grupos compartilham suas conclusões com os demais, apresentando os principais conceitos e definições encontrados no texto.
Essa etapa é fundamental para garantir que todos tenham uma compreensão sólida e integrada do tema, além de possibilitar a síntese de diferentes perspectivas e ideias.
A partir disso, o aluno deverá então desenvolver sua própria carta.
Critérios de avaliação
Ao analisar o texto, é importante verificar se ele foi direcionado a uma pessoa real, reconhecida como um amigo. Isso é fundamental para compreender o tom e a intenção do autor ao se comunicar. Além disso, a estrutura do texto deve ser observada: ele foi escrito no formato de uma carta, com data, nome e assinatura? Esse aspecto formal pode indicar a seriedade e a autenticidade da mensagem.
A compreensão conceitual e contextual do problema proposto também é essencial. O texto deve responder de forma clara à pergunta inicial, demonstrando uma análise profunda e pertinente do tema.
A coerência interna é outro ponto crucial: as ideias foram expostas de maneira clara e seguem uma lógica consistente? Existe uma conexão entre as premissas apresentadas e a conclusão do argumento? Essa coerência garante que o texto seja convincente e bem fundamentado, refletindo um raciocínio sólido e articulado.
Antes de continuar…
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Tempo de execução da atividade
Desde a proposta inicial, percorrendo a leitura e socialização até a redação da carta de 07 a 08 aulas, a depender do andamento da socialização dos conceitos filosóficos.
Levando em conta ainda o tempo que o professor usará para ler as cartas e dar suas impressões.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase
SOUZA, JOSE BEZERRA de. Carta a Meneceu sobre a felicidade. Tradução TCC
(Graduação) – Universidade Federal da Paraíba, 2022, p.24-38. Disponível em: ttps://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123
456789/24148/1/TCC_ParaDeposito.pdf
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