DOCUMENTÁRIO: “Os Caipiras”, Antonio Candido

Avatar de Jose A. Fernandes

Compartilhe esse conteúdo

Classificar post

Se tinha um intelectual que entendia do assunto, esse era Antonio Candido. Nesse vídeo exibido pela TV Cultura ele fala do campo, dos costumes, dos aspectos da língua e demais elementos culturais que constituem o caipira!

Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir 

Caso queira ler o principal livro escrito por Antonio Candido sobre os caipiras, recomendo o livro Os Parceiros do Rio Bonito, que aliás foi sua tese de doutorado de 1954.

Ao pesquisar o cururu, dança cantada típica do estado de São Paulo, Antonio Candido percebeu que suas diferentes versões correspondiam a tempos sociais distintos, além de observar os problemas normalmente enfrentados na vida rural. 

Entre 1947 e 1954, trabalhou por curtos períodos em diferentes municípios paulistas, chegando a morar em um agrupamento rural em Bofete, chamado Rio Bonito. Interessado nas transformações que fatores como o latifúndio e a crescente urbanização provocavam na sociabilidade e na cultura caipiras, Candido estendeu o estudo da teoria literária e do folclore para a sociologia, concentrando-se nos parceiros rurais, que representam um aspecto menos estabilizado e íntegro na vida social e econômica do homem do campo, mas ainda se prendem à cultura tradicional, a fim de através deles analisar a ação exercida pelas novas condições de vida.
Clique aqui!
Conheça também nossa série de contos sobre o Zé Butina, o caipira paulista!


Compartilhar

Tagged in :

Avatar de Jose A. Fernandes
×