Atividade com conceitos políticos

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A ideia aqui é analisar as realidades históricas, fazendo uma atividade com conceitos políticos.

A atividade foi pensada para alunos de 8ºs anos do Ensino Fundamental, mas pode ser aplicada a qualquer período histórico que esteja relacionado com a realidade brasileira ou mundial atual. Ou outras turmas e séries de EF ou EM.

No meu caso, a sugestão é usar dois temas: abolição da escravidão e proclamação da República no Brasil. Mas, igualmente, você pode escolher outros temas e momentos históricos, de acordo com a sua necessidade.

A atividade pode ser desenvolvida individualmente ou em grupos de alunos. Como veremos em detalhes mais adiante, ela possui fases principais: escolha e pesquisa do conceito; escolha e leitura sobre o tema histórico escolhido; aplicação do conceito na análise do tema ou momento histórico; e, finalmente, a apresentação em seminário na aula.

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Com quais conceitos políticos trabalhar?

Você pode fazer uma lista de conceitos que os grupos ou alunos individualmente podem escolher para trabalhar. Da mesma forma, eles devem escolher o tema ou momento histórico. Sugiro que cada grupo trabalhe um conceito histórico diferente, sem repetir os conceitos entre os grupos.

Segue a sugestão de alguns conceitos:

  • Sistema político
  • movimentos sociais
  • participação política
  • mobilidade social
  • democracia
  • classes sociais
  • exclusão social
  • partidos políticos

Fases da atividade

Pesquisa sobre o conceito

Aqui o aluno ou o grupo escolhe o conceito e pesquisa sobre ele. O trabalho em grupo pode enriquecer as conversas e ser mais produtivo. O resultado esperado é um texto curto, que pode ser de meia página de caderno grande (15 linhas), mais ou menos.

Nesse ponto o professor trata em algumas aulas sobre cada um dos conceitos políticos, para todos os alunos. Assim como expõe sobre os temas históricos também.

Leitura do tema histórico

Nesse ponto o grupo ou aluno escolhe o tema com o qual vai trabalhar. Por exemplo, escolhe ou “abolição da escravidão” ou “proclamação da República”, e busca conteúdos a respeito.

O professor pode pedir mais algum pequeno texto ou apenas a leitura em si.

Aplicação do conceito

Essa é uma parte um pouco mais difícil, que exige mais atenção por parte dos alunos e acompanhamento mais de perto da parte do professor. A ideia é analisar o tema histórico a partir do conceito que foi escolhido no início.

Disso espera-se algum texto, afinal, externar através do texto é comprovadamente uma forma eficaz de exercício mental e apreensão de conhecimento.

Apresentação

Com os resultados da pesquisa sobre o conceito, a leitura do tema histórico e análise desse a partir do conhecimento adquirido do conceito, os alunos se reunem para apresentar os resultados.

Eles fazem isso em forma de seminário ou através da criação de materiais (cartazes, desenhos e textos, banners criados no Canva, enfim).

O importante aqui é que eles demonstrem aos colegas o conhecimento adquirido e compartilhem para que os outros aprendam sobre aquele conceito e tema histórico também.

Tempo de execução da atividade

A atividade é meia ou longa, dependendo do tempo disponível e temas abordados pelo professor. Mas, em geral, um mês de pesquisa, aulas dadas pelo professor, análise dos temas a partir dos conceitos e seminários de apresentação, são suficientes para execução completa da atividade com conceitos políticos.

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