A Biblioteca Nacional da Espanha lançou um novo Guia de manuscritos iluminados. Uma viagem por mais de 200 joias medievais digitalizadas. Desde manuscritos moçárabes até góticos, este guia reúne uma coleção fascinante, acessível gratuitamente.
Explore os scriptoria medievais através de um mapa interativo e descubra o processo de restauração dessas obras únicas. Além disso, inclui a possibilidade de baixar as referências bibliográficas em formato RIS para facilitar a pesquisa.
Mais sobre o Guia de manuscritos iluminados
Esta Guia de manuscritos iluminados apresenta algumas das joias mais destacadas do acervo da Biblioteca Nacional da Espanha, reunidas e com acesso às cópias digitalizadas. A Guia começa com uma visão geral das principais obras manuscritas da Espanha medieval, seguida por uma seleção de cerca de 200 manuscritos divididos em obras moçárabes, românicas e góticas, além de algumas obras internacionais incluídas por sua relevância especial.
Outra seção da Guia mostra diferentes motivos iconográficos que nos permitem compreender melhor o significado do uso de animais, cores ou motivos habituais. Além disso, também está incluído um breve glossário, um abecedário de letras capitulares e uma seleção de marginalia, imagens desenhadas nas margens dos textos nas quais os iluminadores davam asas à sua imaginação. Nesta seção, ampliamos o conceito de marginalia para ir além de seu sentido estrito e incluir todo tipo de absurdos e curiosidades que podem servir como uma porta de entrada divertida ao mundo dos manuscritos.
Há também uma seção dedicada aos mosteiros, explicando como funcionavam os scriptoria, com um mapa interativo dos principais centros monásticos da Espanha medieval. Outro ponto importante é a explicação sobre a restauração de manuscritos, campo no qual a BNE é uma referência.
Por fim, a Guia inclui uma seleção de recursos que facilitam o aprofundamento no conhecimento dos manuscritos iluminados e uma seção final que permite baixar em formato RIS as referências bibliográficas.
A Guia, elaborada pelo Serviço de Informação Bibliográfica da Biblioteca Nacional da Espanha, com a colaboração do Departamento de Manuscritos, Incunábulos e Raros, do Departamento de Preservação e Conservação de acervos e da Área de coleções digitais, é complementada por esta publicação de divulgação sobre manuscritos iluminados espanhóis no blog da BNE.
Dica de Patrícia Marques de Souza
Fonte da notícia: Biblioteca Nacional de Espanha
Deixe um comentário