O Ministério da Cultura (MinC) está oferecendo curso EAD de Formação de Escritores, gratuito e com possibilidade de ganhar uma bolsa de até R$ 2 mil.
O Territórios da Escrita do Ministério da Cultura (MinC) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é um curso de formação básica em escrita literária oferecido gratuitamente, por meio de plataforma digital, totalmente online, para 1000 pessoas em todo o território nacional, com corpo docente de referência.
Essas 1000 pessoas concorrerão a uma bolsa mensal de R$ 2 mil – veja mais sobre isso logo abaixo.
Antes de continuar, uma dica literária muito legal…
Um romance extraordinário que só Gabriel García Márquez poderia escrever, Em agosto nos vemos , livro inédito e póstumo do autor, é um hino à vida, ao desejo feminino e à resistência do prazer apesar da passagem do tempo. Um presente inesperado do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura para o mundo.
A narrativa segue Ana Magdalena, uma mulher casada de meia-idade que, anualmente, viaja para uma ilha para visitar o túmulo de sua mãe. Durante uma dessas visitas, ela vive um encontro inesperado que desperta nela sentimentos profundos e adormecidos.
A história explora temas característicos de García Márquez, como o amor, o desejo e o conflito entre memória e realidade, trazendo seu estilo inconfundível de realismo mágico. Embora o conto nunca tenha sido finalizado, ele oferece um vislumbre da complexidade emocional e da habilidade narrativa do autor, deixando os leitores com uma mistura de nostalgia e desejo por mais.
Inscrições
Para se inscrever acesse o site https://www.ufrgs.br/territoriosdaescrita/ até o dia 30 de novembro de 2024.
A seleção se dará pela análise das respostas ao questionário e dos comprovantes disponibilizados.
As aulas terão início em 15 de janeiro de 2025 e ocorrerão em formato online.
Sobre a bolsa
Todos os trabalhos postados pelos alunos no site serão avaliados pelos monitores e pelos especialistas dos diferentes gêneros/trilhas.
Teremos, assim, um acompanhamento avaliativo durante seis meses, de janeiro a julho de 2025, quando serão observados: tema, estrutura, personagens, estilo, ponto de vista, ambiente, conflito e criatividade.
Dos 1.000 (mil) participantes, os 100 (cem) alunos que atingirem as maiores pontuações em seus textos avaliados ao longo do curso, respeitando o mesmo percentual da reserva de vagas feita quando da seleção dos cursistas, serão contemplados com uma bolsa no valor de 2.000,00 (dois mil reais), de agosto de 2025 a janeiro de 2026, para concluírem suas obras.
Deixe um comentário