Em outro post do blog dei 5 dicas de filmes para entender o Holocausto. Dessa vez quero falar especificamente sobre o filme O Pianista.
Quando assinte ao filme, como muita gente, fiquei de boca aberta com a atuação de Adrien Brody. Ele conseguiu captar de forma extremamente sensível a vida de um judeu estigmatizado, explorado e maltratado pelos nazistas.
O filme é uma produção do século XXI, tendo sido lançado em 2002. Um drama histórico, baseado na autobiografia homônima do pianista Władysław Szpilman.
Dirigido por Roman Polanski, ele conta a história de um famoso pianista judeu-polaco que trabalhava na rádio de Varsóvia. Personagem real que vê seu mundo ruir com o começo da Segunda Guerra Mundial e a Invasão da Polônia em 1° de setembro de 1939.
O Pianista mostra como a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto afetaram a vida de uma família judaica em Varsóvia, capital da Polónia. Ele começa antes do início da guerra, mostrando o pianista Władysław Szpilman e sua família vivendo uma vida próspera e culturalmente rica na cidade. No entanto, quando os nazistas invadem o país (o que aliás serviu como estopim pro início da guerra), suas vidas mudam drasticamente.
Szpilman e sua família são forçados a se mudar para o gueto de Varsóvia, onde eles são submetidos a condições horríveis e malnutrição. Em seguida, eles são enviados para campos de concentração, onde muitos deles morrem. Szpilman, no entanto, consegue escapar e se esconder na cidade, ajudado por amigos e desconhecidos.
Enquanto ainda estava no gueto com a família, Szpilman continuava a tocar piano, usando sua música como uma forma de resistir à opressão nazista e manter sua humanidade. Mas isso durou apenas um tempo.
Quando ele passou a se esconder, teve que lidar com a fome, com a solidão e a constante ameaça de ser descoberto; mas ele também encontrou momentos de esperança e bondade em meio à tragédia.
O filme é dirigido de forma muito realista, mostrando a invasão da Polónia, a resistência por parte da população, inclusive formando grupos clandestinos; mostra a destruição do país ao longo do período de ocupação até o fim da guerra; assim como mostra como o Holocausto foi uma das maiores atrocidades da história humana.
No entanto, também mostra a resiliência humana diante da adversidade; uma teimosia de viver em meio ao caos e o sofrimento. Assim como mostra também como a música e a arte podem ser usadas como uma forma de resistência e sobrevivência.
Claro que nada disso teria o efeito que tevese não fosse pelo ator Adrien Brody, que interpreta o pianista Wladyslaw Szpilman. Ele faz isso de forma impecável – não é atoa que ganhou um Oscar de melhor ator.
Se você quer um filme que fale sobre o início da Segunda Guerra, da invasão da Polônia e das suas consequências, esse vai te ajudar bastante. Te ajudar a ver um pouco do sofrimento, nesse caso daqueles judeus que foram mandados ao Gueto de Varsóvia, onde sofreria com a insanidade nazista e suas ações sádicas.
Eu recomendo fortemente este filme, que infelizmente não está na Netflix, mas não é difícil de encontrar. É possível adquiri-lo na Amazon em Blue-ray.
Deixe um comentário