Escrever artigos científicos é parte da vida acadêmica, por isso fazer um bom texto é fundamental para se destacar. Vejamos então algumas dicas que vão te ajudar e muito.
Alguns passos são fundamentais quando se trata de escrever um bom texto acadêmico, seja ele para publicação em periódicos, seja como parte da conclusão de curso.
Para uma boa escrita existem disciplinas acadêmicas sobre normas técnicas e outras questões de prática de escrita científica. O problema é que muita gente não “se acha” nessas disciplinas ou perde alguma coisa no processo.
Caso você se sinta perdido, uma alternativa é buscar materiais com metodologia científica, que podem ser livros ou artigos.
Escolha e Delimitação do Tema
Sem escolher seu tema não dá pra ir a lugar algum. E depois de ter uma ideia do que quer fazer, você precisa lapidá-la, delimitando seu tema, colocando ele dentro de espaço e tempo, identificando o contexto e definindo-o com mais clareza.
Geralmente isso acontece com alguma orientação, seja na graduação seja na pós. Mas, se você ainda não tiver, procure um orientador.
Com ajuda você vai poder fazer uma lista bibliográfica sobre o tema geral. É nesse mesmo contexto que você deve fazer revisão de literatura para entender o estado atual do conhecimento e identificar lacunas em que você investirá.
Organização do material
Depois de ter um tema, você precisa pensar que escrever artigos científicos é um processo que exige organização, clareza e conhecimento das normas acadêmicas. Só aí já temos alguns pontos fundamentais.
Escrever exige conhecimento de algo, que por sua vez requer fontes. Sempre escrevemos a partir de alguma coisa, independentemente se formos de Humanas ou de Exatas. Ninguém parte do nada.
Por isso, parte do processo é organizar seu material. Você precisará consultá-lo, fazer anotações, revisá-lo.
Não confie na memória, anote tudo que achar importante. Tudo que você vai consultar ou citar diretamente.
Estrutura do Artigo
A maioria dos artigos segue uma estrutura padrão. Mas, pode haver algumas diferenças no que diz respeito a exigências de alguma revista, universidade ou evento.
De qualquer forma, tenha em mente a seguinte estrutura básica:
- Título: seja claro sobre o que se trata seu texto; aconselho você a evitar usar títulos muito longos; por isso é interessante ser objetivo.
- Resumo: em praticamente qualquer artigo científico é obrigatório um resumo. Um breve resumo do objetivo, método, resultados e conclusão. Assim como a introdução, eu recomento que faça o resumo depois que já tiver o texto bem escrito, afinal suas ideias podem mudar ao longo do tempo de escrita.
- Palavras-chave: essas são termos para a indexação do seu artigo. A quantidade delas varia, mas seja bem claro ao usá-las, para que elas digam do que se trata seu artigo.
- Introdução: Contextualize o tema, apresente o problema e os objetivos do estudo. Mas, como eu disse, faça isso de preferência depois que o texto já estiver escrito.
- Revisão de Literatura: em qualquer nível (graduação, pós, etc.), um artigo deve discutir estudos anteriores relevantes para embasar sua pesquisa e dialogar com eles ao longo do texto.
- Metodologia: No meio do texto você pode deixar clara sua metodologia, com citações e afins. Ou, pode ir deixando-a transparecer, sem declará-la explicitamente.
- Resultados: Não existe artigo científico sem apresentação de resultado, ainda que seu texto não seja completamente original, focando mais na revisão da literatura.
- Discussão: Analise os resultados e relacione-os com os objetivos e literatura que você usou como referência.
- Conclusão: aqui é o momento de você apresentar um resumo das suas descobertas e suas implicações.
- Referências: Liste as fontes de acordo com as normas exigidas (ex.: ABNT, APA, etc.).
Normas de Formatação
Cada faculdade, revista ou evento tem particularidades, mas todos exigem que você apresente seu texto bem formatado, de acordo com as normas vigentes. Geralmente, uma revista acadêmica apresenta suas exigências, o que inclui orientações sobre as normas – seja ABNT, APA, etc. No Brasil, em geral, se usa a ABNT, que tem atualizações rotineiras, que você pode encontrar facilmente na internet.
A verificação das diretrizes da publicação servem para todas as partes do texto, incluindo tabelas, figuras e referências.
Hoje em dia existem sites e softwares que ajudam a formatar textos e colocar citações nas normas acadêmicas. Fazer uso deles vai te ajudar a ganhar tempo para o que mais interessa, que é pesquisa, leitura e a escrita.
Não tenha medo de pedir ajuda
Enfim, se você está no processo e se sente perdido, não tenha medo de pedir ajuda. Seja de professores, seja ainda de colegas que estão no mesmo processo que você.
Trocar ideias é sempre um bom caminho para identificar caminhos e encontrar soluções. Eu mesmo quando fazia minhas pesquisas pedia sempre ajuda de algum professor (que não era meu orientador) ou amigo que também estava pesquisando e escrevendo.
Da nossa parte, se pudermos tirar dúvidas e ajudar, nos mande nos comentários.
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