
O MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), abriu mais de 4 mil vagas em Curso EAD para Diretores Escolares.
O curso Guia de apoio ao desenvolvimento profissional de Diretores(as) Escolares é uma oportunidade de aperfeiçoamento das atividades de gestores. Ele é um recurso técnico do eixo Desenvolvimento profissional, responsável por dispor estratégias considerando a gestão dos sistemas e redes de ensino.
Diferente de outros cursos do AVAMEC, esse possui mediação. Além disso ele fornece certificado de 40 horas.
O curso é autoinstrucional e ofertado a distância, de modo que o seu bom aproveitamento depende da autonomia e engajamento do(a) cursista na leitura do material, consulta aos materiais complementares e realização das atividades propostas. Portanto, o(a) cursista deve ficar atento(a) à organização e gestão do tempo, definindo o próprio ritmo de estudos. Sugerimos estudo diário e contínuo, a revisitação do material em caso de dúvidas, bem como a manutenção de um caderno de anotações para registro de informações importantes e realização das atividades propostas ao longo do material.
Ele é dividido em 9 módulos, com o seguinte conteúdo:
Capítulo 1 – ADOLESCÊNCIAS E EQUIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Exploram-se as especificidades e potencialidades das adolescências, integrando conhecimentos da neurociência e das ciências da aprendizagem. São discutidos os marcadores sociais da diferença que impactam os(as) adolescentes em contextos diversos, tais como condições socioeconômicas, gênero, raça, sexualidade e diferentes tipos de deficiências. Retomam-se os quatro objetivos centrais da Política Nacional Escola das Adolescências, a importância da Semana da Escuta das Adolescências e define-se equidade em termos de inclusão e justiça social, diferenciando-a de igualdade.
Capítulo 2 – ESTRUTURANDO A GESTÃO ESCOLAR PARA A ESCOLA DAS ADOLESCÊNCIAS
Propõem-se reflexões e recomendações para a estruturação da equipe de gestão escolar nos Anos Finais, levando em conta a diversidade de contextos das escolas brasileiras. Também aborda a necessidade de revisar o Projeto Político Pedagógico e propõe ações e estratégias para a implementação da Escola das Adolescências, com foco em seis áreas principais: transição contínua entre etapas; clima escolar acolhedor e seguro; articulação entre escola, família e comunidade; aprendizagem e desenvolvimento integral; participação dos(as) adolescentes na vida escolar; e prevenção da violência e promoção da cultura de paz.
Capítulo 3 – EQUIDADE NOS ANOS FINAIS: O PAPEL ESTRATÉGICO DA GESTÃO ESCOLAR
Orientam-se os(as) Diretores(as) Escolares a exercerem uma liderança comprometida com a valorização da diversidade e da equidade. Apresentam-se ferramentas e estratégias para identificar desigualdades e exclusões, além de oferecer recomendações práticas para fortalecer e apoiar as equipes gestoras de modo alinhado aos princípios da Escola das Adolescências. Destaca-se também a importância de utilizar referenciais de competências e práticas que orientem as ações de gestão no ambiente escolar.
Capítulo 4 – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Discute-se a importância do monitoramento e da avaliação contínuos na implementação da Política Nacional Escola das Adolescências. São oferecidas diretrizes para a definição de indicadores, coleta e análise de dados e desenvolvimento de planos de ação eficazes. O monitoramento permite acompanhar o progresso das ações, identificar áreas de melhoria e garantir que as estratégias adotadas estejam alinhadas aos objetivos de qualidade e equidade para a educação integral de todos(as) os(as) adolescentes, oferecendo devolutivas que fundamentam a tomada de decisões.
Apêndices
A. Estratégias que promovem uma boa transição entre etapas
B. Como combater os vieses inconscientes?
C. Estratégias para promover a equidade em cada uma das dimensões da matriz de competências de lideranças educacionais
D. Como utilizar a matriz de viabilidade e valor
O público-alvo são Diretores(as) escolares de escolas com anos finais do Ensino Fundamental.
Para fazer o curso, basta acessar e se cadastrar no site https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/16490/informacoes

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