
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do curso de Licenciatura EAD em Educação Especial pela UFRRJ.
A quem busca formação em uma área em expansão, com mercado de trabalho que oferece muitas oportunidades, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está oferecendo 200 vagas para Licenciatura EAD em Educação Especial.
A educação especial é essencial para promover a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar. Ela assegura o direito à aprendizagem com equidade, respeitando as particularidades de cada aluno. Contribui para o desenvolvimento pleno, autonomia e participação ativa na sociedade. Além disso, fortalece uma cultura de respeito à diversidade e aos direitos humanos.
As 200 vagas estão divididas nos seguintes polos de apoio:

Para esse curso não há necessidade de formação superior prévia, seja em qualquer curso de graduação na área de Educação, bastando o interesse pela Educação Especial.
A UFRRJ reservará no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas para ingresso no 2º período letivo de 2025, por curso e turno, para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive cursos de educação profissional técnica.
O Acesso aos Cursos de Graduação que constam nos quadros 1 e 2, anexos, para a entrada no 2º período letivo de 2025 será realizado de modo INDEPENDENTE a plataforma SISU, respeitando os termos deste Edital. Este Edital NÃO se destina ao ingresso em cursos de entrada exclusiva no segundo semestre 2025 que já tiveram suas matrículas efetivadas pela plataforma SISU.
Inscrições e demais informações
A inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, no endereço https://r1.ufrrj.br/sisu/.
O prazo para inscrição é até 30 de junho de 2025.
O Acesso aos Cursos de Graduação terá como base as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) realizado entre 2020 e 2024. A ocupação das vagas por curso ocorre considerando a classificação e matrícula até o limite das vagas ofertadas.
Leia o Edital, clique aqui

A escola, hoje, precisa ser inclusiva. Para isso, os professores e futuros professores devem estar preparados para receber os mais diferentes grupos sociais historicamente excluídos. Assim, é de extrema importância um material didático que proporcione um conhecimento básico sobre aspectos envolvidos nesse processo. Essa é a proposta deste livro.
Os leitores encontrarão temas que fundamentam as principais discussões no campo da educação especial, com destaque para: capacitismo, concepções e conceitos sobre deficiência; aspectos históricos do processo de escolarização das pessoas com deficiência no nosso país; dispositivos legais que fornecem suporte para a organização de uma escola com perspectiva inclusiva; e discussões atuais relacionadas aos suportes necessários para os casos que possuem especificidades a serem consideradas ao longo da escolarização.
Obra necessária, uma ferramenta essencial para uma educação que acolha verdadeiramente a diversidade.
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