Conforme havíamos anunciado em outra postagem, seguem 3 textos dos alunos selecionados, respondendo à pergunta: qual o maior problema do Brasil?
Ambos são textos de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental, tendo escrito sem interferência, com liberdade para compor suas ideias*.
Mikaely de Oliveira Ramalho
Ser brasileiro carrega vários significados, pois dentro e fora do Brasil, existem opiniões diferentes, mas para mim, mesmo que tenha algumas desvantagens, o SER brasileiro é um sentimento forte; um indivíduo que traz nele pessoas com coragem e grandeza à mostra. É um símbolo de orgulho, mesmo que existam ainda pessoas que lembram o quanto o mundo é egoísta.
O Brasil é um país com lugares lindos e que contem pessoas que se mostram fortes todos os dias, trabalhando para terem o pouco que recebem, ou até mesmo lutarem por uma justiça que é ingrata, porque aqueles que podem ajudar justamente estão roubando e a culpa de tudo isso é daqueles que contribuem para a ação de negar a chance aos que realmente precisam.
O ruim é que justamente esse tipo de coisas ruins é que se destaca na mídia e na boca de todos; ninguém presta atenção às coisas boas que existem ao redor.
O Brasil tem várias qualidades e também defeitos. E um desses defeitos é o que as pessoas, principalmente os adultos pensam, de que a geração mais nova é o futuro e tudo depende deles, sendo que esses mesmos adultos continuam vivos e se esquecendo de que eles devem ser o exemplo. Então, o que custa para nós da geração mais nova passarmos a responsabilidade de volta para os adultos?
Não estou dizendo que os adultos não devem investir nos jovens, mas sim que façam mais do que só falar. Sendo assim, acho que o problema do Brasil é a mentalidade da população adulta. O ruim é que este problema não está somente no Brasil, mas tem todo mundo.
Polycarpia Bueno
Ser brasileiro é ter uma cultura, ser bem recebido e acima de tudo é viver em um país com diversos tipos de gentes diferentes: ter um sol maravilhoso, praias divinas e água em abundância; ter rios, florestas… Sabendo preservar, é claro! E assim se sentir bem por fazer parte dessas maravilhas.
Um povo rico em hospitalidade e boa conversa, que sabe jogar um papo fora em uma roda de dominó na praça, passear pelas cidades, ver vitrines e passar um tempo nas belas praias.
Ser brasileiro é alguém que poderia ser mais organizado, preservador, que poderia ter menos problemas e ser parte de um país de mais oportunidades; que os que, desiludidos, buscam fora do país tivessem mais oportunidades aqui dentro, pra ficar com suas famílias. Deveria ter certas modernidades, tecnologias e mais incentivos para pesquisas, inclusive de remédios, curas de doenças.
O Brasil é tão rico em vários aspectos, eu acredito que poderia melhorar mais.
Hoje o maior problema é a corrupção: ela beneficia poucos e prejudica a muitos. Com ela os poucos privilegiados tem dinheiro no exterior, casas, apartamentos e uma vida muito bela, com viagens, tratamentos de estética e falam como se o dinheiro fosse só deles. Acham que o povo que colocou eles lá não precisasse de saneamento básico, de educação, de saúde, moradia, estradas, rodovias, remédios, empregos!
Na educação o professor trabalha sem recursos, assim como médicos sem infraestrutura. O descaso desses privilegiados é tão visível que chega a doer! Gente morrendo em corredor de hospital, sem remédios; o desemprego tão grande que pessoas se obrigam a viver na miséria. Rodovias com buracos, que poderiam ser consertados para levar nossos grãos, onde se perdem milhões, que poderiam gerar impostos para construções de moradias e saneamento básico!
Se não houvesse tanta corrupção eu acho que o BRASIL seria um país bem melhor.
Maria Carolina Catanio
Ser brasileiro é lutar pelos seus ideais e lutar e buscar por meio do estudo, do trabalho, com saúde e lazer.
Hoje em dia se tu quer um estudo melhor tem que pagar; se quer um trabalho que ganhe um salário bom tem que estudar; se tu quer uma saúde melhor tem que ter convênio; se tu quer uma casa, um carro, roupas, comida, é obrigado a estudar muito, trabalhar e economizar.
No Brasil as coisas não vêm fáceis, mas vão fáceis. Por isso, ser brasileiro é tu não ter escolhas: ou nasce com uma condição financeira boa ou a vida vai ser bem difícil. Se tu tiver oportunidade de estudar, trabalhar e morar em outro país, faça isso!
Ser brasileiro é também ser preconceituoso.
Pensar e falar do Brasil é uma coisa boa e ruim, ao mesmo tempo. Tipo, pensar sobre a política e pensar que não temos pessoas honestas e nem leitores inteligentes… O Brasil é lindo, mas mal administrado; tem pessoas que lutam por ele, mas tem também pessoas que o destroem. O Brasil gasta muito dinheiro com coisas idiotas e inúteis, como o Carnaval.
O maior problema do Brasil é a má administração. Na minha opinião, existem políticos bons e que fazem a diferença em algum lugar. Mas tem muitos que fazem tudo errado, provocando atraso. Tem muitos brasileiros que querem inovar e estão fazendo a diferença; jovens com ideias inovadoras para o país. Eu acho que no futuro o Brasil vai ser um lugar melhor, com os jovens de hoje.
O Brasil tem cultura rica, histórias diferentes, ideologias diferentes, pessoas, religiões, classes e raças diferentes.
O Brasil tem cultura rica, histórias diferentes, ideologias diferentes, pessoas, religiões, classes e raças diferentes.
* Nos textos somente foi feita revisão ortográfica e adequação da escrita.
Assista ao nosso vídeo com dicas de como estudar sem dinheiro!
Compartilhe:
Deixe um comentário