,

As dificuldades dos professores iniciantes

Avatar de José Antonio Fernandes

Compartilhe esse conteúdo

5/5 – (1 vote)

Quem está começando a dar aulas pode sentir-se diante de uma série de desafios. É justamente isso que quero discutir nesse artigo, tentando ajudar a encontrar caminhos e soluções.

Depois de ler esse artigo, responda nos comentários: que conselho você daria para os professores iniciantes?

Ser professor é um grande desafio. Temos muita gente nos vendo como tendo uma das profissões mais nobres; por outro lado, temos também a realidade desafiadora e as dificuldades encontradas.

Para os que estão começando agora, os obstáculos podem parecer ainda maiores. Por isso, aqui quero falar sobre algumas das principais dificuldades enfrentadas por professores iniciantes e procurar caminhos e soluções.

Gestão de Sala de Aula

É o que alguns chamam de “domínio de aula” ou “domínio de sala”.

Manter a ordem e a disciplina é uma das maiores preocupações. E isso continua ao longo da vida escolar, mas no começo parece um pesadelo para muita gente.

É difícil estabelecer uma presença firme e ao mesmo tempo acessível. Precisamos cultivar a empatia e sermos acessíveis com os alunos. Mas como fazer isso sem parecermos “fracos”?

O que eu sempre recomento para quem está começando é diálogo. Ele pode ser o divisor entre o controle mínimo das situações cotidianas e o descontrole total e desesperador.

Precisamos entender a diferença entre “dominar uma sala de aula” e a ilusão da autoridade suprema, que na verdade é autoritarismo e distanciamento.

Planejamento de Aulas

Planos de aula são um tema que tenho trabalhado aqui no site. Inclusive disponibilizando um e-book sobre o assunto. Sempre defendo a necessidade de criar planos de aula eficazes que engajem e sirvam como mapa no caminho do professor.

Encontrar as ferramentas e as técnicas certas, adaptáveis e realistas, dá trabalho. Um bom plano de aula exige tempo e prática. Encontrar o equilíbrio entre teoria e prática é crucial.

Sem planejamento, você terá dificuldade de “dominar a turma”. Vai estar perdido em meio a muitas situações inesperadas. Vai andar no escuro num terreno que pode ser complicadíssimo.

Então, por mais que seja chato sentar e planejar, faça isso. No fim, vai ver que sua vida vai ficar mais fácil.

Avaliação e Feedback

Se você planejou e começou a se sentir à vontade nas aulas, vai ter que pensar a conclusão desse processo, que é a avaliação.

Avaliar os alunos de forma justa e fornecer feedback construtivo é uma habilidade que leva tempo para desenvolver. Os iniciantes podem se sentir inseguros sobre como medir o progresso dos alunos.

Mas, precisa ter em mente, sobretudo, que avaliação não é punição. Ela é uma aliada sua.

Pensa assim: se você identifica os problemas e dificuldades da turma, pode encontrar novos caminhos a seguir. Isso com certeza tornará seu trabalho mais interessante e te livrará de situações desagradáveis.

Outra coisa: um conselho meu, fuja de avaliações muito automáticas (formulários e questões de múltipla escolha. Nada de errado em usar, mas ficar só nisso vai acabar te dando mais dor de cabeça do que ajudar.

Tenha em mente também as diferenças de aluno para aluno. Lembre-se que, assim como você terá suas próprias características e tempo de adaptação, cada pessoa tem um ritmo e um estilo próprio para aprender.

ebook desenvolvendo planos de aula

Relacionamento com os Pais

A realidade, pelo menos no Brasil, é que os pais em geral (pelo menos de alunos de escolas públicas) não demonstram muito interesse no dia a dia dos seus filhos na escola.

Mas, comunicar-se com os pais de maneira é importante.

Voltando à questão do diálogo, isso é especialmente verdade quando se trata de questões delicadas. Dialogar com os pais é uma habilidade essencial que pode ser difícil no início, mas ajuda demais ao longo do tempo.

Não chame o pai do aluno só quando ele dá trabalho. Participe de outros momentos para elogiar e trocar ideias, como em entregas de boletim e assembleias de pais e mestres.

Carga de Trabalho

A remuneração do professor está longe de ser justa. Por isso muitos acumulam muitas horas de trabalho.

Nesses casos, gerenciar a carga de trabalho, incluindo planejamento de aulas, correção de trabalhos e participação em reuniões, pode ser uma tarefa árdua.

Muitos novos professores se sentem sobrecarregados. O que pode ir aliviando com o tempo.

Para isso, alie diálogo, com planejamento e organização. Além de formação profissional, que veremos a seguir.

Adaptação ao Ambiente Escolar

Você chega em uma escola no primeiro dia, não conhece ninguém, os alunos nunca te viram, você não tem ideia da rotina daquele lugar…

Temos que começar nossas carreiras entendendo que cada escola tem sua própria cultura e conjunto de expectativas. Assim como os alunos mudam.

Adaptar-se a um novo ambiente pode ser um processo estressante e demorado. Por isso, tente conversar com os colegas e equipe pedagógica, pedir dicas, não se sinta acanhado. Melhor “incomodar” um pouco os colegas, do que se incomodar demais depois.

Procure entender um pouco da trajetória dos alunos com os quais você vai trabalhar. Antecipe algumas situações. Vai se inserindo no ambiente.

Desenvolvimento profissional

Essas coisas que falamos até aqui farão parte de sua carreira, inclusive de sua formação como profissional da educação.

Continuar a aprender e se desenvolver como educador é fundamental. Somar a isso tempo e recursos para o desenvolvimento profissional pode ser um desafio.

Mas fará muita diferença, seja para sua saúde psicológica, seja ainda em relação à carga horária e remuneração.

Você precisa encontrar um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional é crucial para evitar problemas como ansiedade e o burnout. Muitos novos professores lutam para separar trabalho e vida pessoal. Muitos “levam pra casa”.

Enfim…

Não veja tudo que falei até aqui como sermão. Os primeiros anos podem ser particularmente difíceis, mas com tempo e experiência, muitos desses desafios se tornam mais manejáveis.

Por mais piegas que possa parecer, se você está começando agora, pense que que cada desafio é uma oportunidade de crescimento. Busque apoio de colegas mais experientes, participe de comunidades educacionais e, acima de tudo, sejam paciente consigo mesmo.

Tagged in :

Avatar de José Antonio Fernandes

2 respostas para “As dificuldades dos professores iniciantes”

  1. Avatar de Marisa Helena Behrend Vianna
    Marisa Helena Behrend Vianna

    O mais importante é estar constantemente se informando. Estudei muito, pois a educação, embora não pareça, está em grande mudança. Um exemplo é a neurociência cognitiva. Mas não desista de ser professor. Você é importante para muita gente

    1. Avatar de José Antonio Fernandes

      Ótima observação. Estar em constante formação. Até porque nunca estamos prontos né

×
Verified by MonsterInsights