Santa Catarina é um dos estados mais ricos do Brasil. Nele encontramos o Vale do Itapocu, na região norte, um destino que combina desenvolvimento econômico, qualidade de vida e belezas naturais.
Composto por municípios como Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Corupá, Massaranduba e São João do Itaperiú, o Vale do Itapocu é um polo de oportunidades e atrativos.
Não é à toa que tem aumentado o número de migrantes de diversas regiões do Brasil.
A economia da região
A região é um importante centro industrial, com destaque para os setores metal-mecânico, têxtil, de alimentos e de tecnologia.
Empresas de renome nacional e internacional, como a WEG e a Malwee, têm suas sedes aqui, gerando emprego e impulsionando a economia local.
Nesse cenário temos a cidade de Jaraguá do Sul. A cidade é um dos principais polos industriais de Santa Catarina, com um PIB per capita de R$ 67.725,36 (IBGE, 2019), destacando-se na produção de motores elétricos, têxteis e equipamentos industriais.
Jaraguá do Sul tem sido considerada uma das cidades mais seguras do Brasil. Além disso, tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,803, o 8º melhor do Estado e o 34º melhor do Brasil.
Outro destaque é Guaramirim, cidade de 45.797 habitantes.
É conhecida pela agricultura e agroindústria, assim como também se destaca na produção de móveis e artigos de madeira.
Além das indústrias, a agricultura tem destaque na região. A produção agrícola é diversificada, com ênfase na produção de arroz, banana, hortaliças e flores.
Dentre as cidades destaque, encontramos Corupá, famosa por suas plantações de banana. Corupá é um dos maiores produtores do fruto em Santa Catarina. e também se destaca pelo turismo rural e ecoturismo.
Pontos Turísticos
A região tem lindas paisagens e pontos turísticos para quem quer aproveitar a natureza.
Um desses pontos turisticos do Vale do Itapocu é o famoso Parque Malwee. Localizado em Jaraguá do Sul, é um dos maiores parques privados do Brasil, oferecendo áreas para caminhadas, lagoas, museus e uma vasta área verde para lazer.
Além do Parque Malwee, Jaraguá do Sul também tem outros parques como a Via Verde e o novo Parque da Inovação. Além disso, tem o famoso Morro da Antena, onde o turista pode visitar a Chiesetta Alpina e descer de parapente.
Saindo de Jaraguá do Sul, temos a Cachoeira do Braço Esquerdo e a Rota das Cachoeiras em Corupá.
A Cachoeira do Braço Esquerdo é um espetáculo natural, ideal para os amantes de trilhas e aventuras. Que se soma à Rota das Cachoeiras, circuito de ecoturismo que leva a 14 impressionantes quedas d’água, oferecendo uma experiência inesquecível para os visitantes.
Outro ponto turístico de Corupá é o Seminário, um impressionante conjunto arquitetônico que chama a atenção dos visitantes. O nome completo é Seminário Sagrado Coração de Jesus, mas é mais conhecido como Seminário de Corupá. Além de sua própria beleza, ele é rodeado pela cadeia de morros do município e fica ao lado do Rio Itapocú.
Fora os pontos turísticos específicos, andar pela região é bem interessante. Existem muitas estradas, bananais, casas antigas, igrejas. É uma baita experiência.
Qualidade de Vida
Além de uma economia robusta, o Vale do Itapocu se destaca pela qualidade de vida de seus habitantes.
A região oferece excelente infraestrutura de saúde, educação e lazer. A segurança e a tranquilidade das cidades costuma atrair novos moradores e investidores, consolidando o Vale do Itapocu.
A região conta com várias instituições de ensino superior, como a Universidade Católica de Santa Catarina (PUC SC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Além de ser atendida por uma ampla rede de escolas.
O que eu, José, posso dizer sobre a região
Moro na região há mais de 10 anos. Me apaixonei por aqui, pelo clima, pela qualidade de vida. Mesmo que seja só para passear, vale muito a pena.
Se você gostou deste post, compartilhe e inscreva-se em nossa Newsletter. Em breve compartilho mais informações sobre a região e o estado de Santa Catarina!
Fonte da foto da capa: www.fecam.org.br
Deixe um comentário