Para quem quer trabalhar com cursos online, o ENAP oferece esse curso gratuito Noções Básicas para Coordenar Cursos On-line. Ele tem certificado e pode ser usado como hora complementar.
Sobre o que é o curso?
Este curso apresenta como utilizar ferramentas para a execução de atividades de Coordenação e oferta de cursos on-line. Uma oportunidade para desenvolver competências para atuar como Coordenador Pedagógico em EaD.
Os conteúdos dos módulos são fundamentados em conceitos e concepções específicas da modalidade de Educação a Distância.
A carga horária para o curso Curso gratuito Noções Básicas para Coordenar Cursos On-line é de 20 horas.
No site Escola Virtual do MEC você também pode fazer uma trilha de aprendizagem, aproveitando diversos outros cursos gratuitos relacionados a esse.
Para fazer esse curso basta acessar o site www.escolavirtual.gov.br
Conteúdo programático
- Módulo 1 – Conhecimentos Básicos Contextualização da Educação On-line; Evolução da Educação a Distância
- Módulo 2 – Fundamentos da Educação On-line Processo educativo; A coordenação de curso.
- Módulo 3 – Atribuições do Coordenador de curso On – line
O que é a Escola Virtual do MEC?
O projeto consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em um Portal Único de Governo. Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, o Portal oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.
Além disso, o servidor ou cidadão tem acesso a um cadastro e login únicos para a realização de suas capacitações, bem como um histórico escolar unificado. Para as instituições vinculadas, o Portal oferece uma série de serviços, a depender do tipo de associação da instituição com o projeto. Dentre os serviços oferecidos, estão a hospedagem de cursos, gestão acadêmica das ofertas e consolidação e tratamento de dados.
Em suma, a solução pretende centralizar o que pode ser centralizado para que se tenha a economia de escala (hospedagem, gestão acadêmica, emissão de certificado, histórico escolar), sem inibir a descentralização do que deve permanecer descentralizado (autonomia para criar cursos e definir metodologias educacionais, gestão e análise de resultados, definição de políticas de capacitação) para que seja garantido o processo criativo e colaborativo permanente.
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