Você sabe dizer qual a diferença entre os tipos de pós-graduação existentes? Especialização, pós-graduação, mestrado, doutorado… se esses nomes te confundem, esse artigo é pra você.
Para adiantar as coisas, todos os termos que constam no título desse artigo são formas de PÓS-GRADUAÇÃO.
Ok, mas qual a diferença entre eles então?
O que é pós-graduação?
Parece óbvio e pra muita gente é, mas vale o óbvio pra começar: pós-graduação é o que vem depois da graduação.
“Dahh! Perdi 10 segundos pra você me dizer isso!?”
Tá, te entendo. Então pensa que a pós-graduação é um complemento do seu curso de graduação, seja ele bacharelado ou licenciatura.
Pós-graduação, em geral, é algo em que você se aprofunda. O que vai mudar nos tipos de pós-graduação é a finalidade.
Isso porque ela pode ser para fins de ensino em universidade, assim como pode ser em carreiras administrativas (exemplo dos MBAs).
O problema é que isso confunde e muita gente não consegue identificar o melhor para si.
Então vamos lá…
Os tipos de pós-graduação
“Pós-graduação” ou especialização
É comum as pessoas chamarem Especialização de Pós-graduação. Se você é professor, vê um colega seu dizendo que é pós-graduado – e de fato ele é.
Mas, precisamos entender então que Especialização é um tipo de pós-graduação. Pra complicar pense: toda Especialização é pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é Especialização.
Releia se preciso, vai ver que não é tão complicado assim.
Se você quer mais notícias sobre ensino superior, pós-graduação, cursos e especialização gratuita, assine a nossa Newsletter
A Especialização, como o nome diz, é o aprofundamento, para se tornar especialista, em determinado tema.
Esse tipo de pós-graduação é chamado de Latu Sensu, que segundo o Blog do Instituto Federal de Santa Catarina,
“compreende programas de especialização, geralmente voltados ao mercado de trabalho. Esse tipo de curso tem duração mínima de 360 horas e, ao final, o aluno obtém um certificado”.
Como percebem, em geral, a Especialização ou Pós-graduação exige um tempo mais curto que outra forma que veremos.
A Especialização é oferecia em diversas instituições, desde faculdades e universidades públicas e privadas, passando por Institutos Federais, até escolas específicas.
MBA
A Master in Business Administration ou MBA, apesar do Master (Mestre) no nome, também é um tipo de pós-graduação Latu Sensu, ou seja, de especialização.
Nesse caso, ela é voltada para carreiras de gestão e administração.
Segundo o site Mackenzie,
o MBA tem práticas voltadas às experiências do mercado de trabalho, tendo como finalidade formar profissionais com capacidade de liderança e gestão, que saibam tomar decisões no ambiente de trabalho e utilizem esses aprendizados obtidos a partir do curso para isso.
Os cursos de MBA são oferecidos em universidades públicas e privadas, assim como instituições dedicadas a esse tipo de aprendizado.
Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado
Aqui já temos um outro tipo de pós-graduação, dessa vez Stritu Sensu, ou sentido estrito, são os programas de mestrado e doutorado.
Nesse caso, a exigência é maior, envolvendo pesquisa original, leituras mais densas, maior tempo de dedicação e um aprofundamento (especialização) maior em determinados temas.
A finalidade do Mestrado (acadêmico ou profissional) e do Doutorado tende a ser a licenciatura.
Ainda segundo o IFSC,
“O acadêmico que cursa uma pós-graduação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado) recebe um diploma ao final, sendo que o programa de mestrado dura em média dois anos e o de doutorado, quatro”.
Os cursos de Mestrado e Doutorado geralmente são oferecidos em universidades públicas, mas também podem ser oferecidos em algumas universidades privadas que tenham um corpo docente específico.
Também podem ser oferecidos em outras instituições dedicadas a esse tipo de aprendizado, como a FGV – Fundação Getulio Vargas, por exemplo.
Resumindo…
Os tipos de pós-graduação são diferenciados pela finalidade, pelo uso que se dá deles. Assim como pela formação que exige e as ferramentas utilizadas.
Deixe um comentário