Está disponível gratuitamente o e-book A Tragédia da Cultura, de Georg Simmel.
Texto de apresentação
Georg Simmel (1858-1918), sociólogo e professor das universidades de Berlim e Estrasburgo, publicou diversas obras de relevância para os estudos da cultura, entre elas seu monumental Filosofia do Dinheiro ao lado de A metrópole e a vida mental entre outros inéditos em português.
Apesar de sua importância na área, continua pouco estudado no Brasil e outros países, fenômeno explicado por sua orientação marxista heterodoxa que o relegou para um segundo plano na dimensão acadêmica. Simmel foi imensamente longe ao entender a cultura como um processo de cultivo do indivíduo mediante o agenciamento de formas externas objetivadas ao longo da história.
Em A tragédia da cultura, Simmel mostra como os conteúdos culturais seguem uma lógica independente de seus fins culturais que deles os afasta cada vez mais sem que o percurso do sujeito esteja em condições de descartá-los por terem-se tornado quantitativa e qualitativamente inadequados. É leitura obrigatória para os que se interessam pela procura do caminho ao mesmo tempo alternativo e revigorante para o que fazer neste campo..
Deixe um comentário