A arte indígena é uma coisa que muitos apreciam, mesmo sem conhecer nada a respeito. A plumária, mais outros objetos de diversas culturas indígenas brasileiras, estão postos às vistas dos visitantes do Museu Oscar Niemeyer (MON) de Curitiba, até o dia 27 de julho de 2014.
São cerca de 100 objetos e utensílios que fazem parte do acervo do Museu de Arte Indígena (MAI), de Clevelândia, Paraná. Em meio aos artefatos, podemos parar por um momento para ver alguns documentários que são exibidos no mesmo espaço, com atenção especial para o documentário Vídeo nas Aldeias.
Quem entra no espaço tem a oportunidade de aprender sobre os nossos indígenas (sejam eles Kaingang, Bororos, Urubu Kapor ou outras tantas), com a necessária ressalva de não os ver como uma cultura fossilizada, algo que é apenas “parte do nosso passado”, como poderão ler inclusive no livreto de Programação do Museu. Deve-se estar atento para o fato de serem culturas vivas, com suas próprias dinâmicas, que precisam ser pensadas em seus aspectos particulares e cosmovisões próprias.
VEJA ALGUMAS FOTOS
INGRESSOS
R$ 6,00 inteira
R$ 3,00 meia – para estudantes, professores e doadores de sangue
ENTRADA FRANCA
Menores de 12 anos e maiores de 60.
Escolas públicas com visita agendada: acesso gratuito no primeiro domingo de cada mês, das 10 as 18hs, e na primeira quinta-feira do mês, entre 18 e 20hs
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO
Terça a domingo, das 10 as 18hs.
ENDEREÇO
Rua Marechal Hermes, 99, Centro Cívico, Curitiba-PR
CONTATOS
(41) 3350-4400
Deixe um comentário