Ambiente Escolar Inclusivo

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Um ambiente escolar inclusivo é aquele em que o aluno se sente acolhido, independente de suas limitações.

É papel da escola incluir o aluno, procurando adaptar-se e oferecer respostas para as suas necessidades.

Para isso, precisa adaptar espaços físicos e materiais didáticos. Além disso, precisa promover diálogos e conscientizações dos alunos.

As leis de inclusão escolar são fundamentais para garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades especiais, tenham acesso a uma educação de qualidade em um ambiente inclusivo.

No Brasil, existem várias leis e diretrizes que promovem a inclusão na educação. Vejamos algumas das principais:

Constituição Federal de 1988

Artigo 205: Estabelece que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Artigo 208, III: Assegura o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/1996

Artigo 4º, III: Garante atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Artigo 58 a 60: Disposições específicas sobre a educação especial, destacando a necessidade de integração desses alunos nas classes comuns da rede regular de ensino.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069/1990

Artigo 54, III: Estabelece que é dever do Estado assegurar atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)

Diretriz do Ministério da Educação (MEC) que orienta as políticas públicas para a inclusão escolar, promovendo a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas escolas regulares.

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – Lei nº 13.146/2015

Artigo 27: Garante o direito à educação inclusiva, em todos os níveis e modalidades, ao longo de toda a vida.

Artigo 28: Define as obrigações das instituições de ensino para garantir a inclusão, como a oferta de atendimento educacional especializado, formação de professores para a inclusão, e a adaptação dos currículos e métodos pedagógicos.

Decreto nº 7.611/2011

Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Reafirma a importância de assegurar a inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino.

Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei nº 13.005/2014

Estabelece metas para a educação no Brasil, incluindo a ampliação da oferta de educação inclusiva.

Essas leis e diretrizes estabelecem a base legal e normativa para a inclusão escolar, garantindo que alunos com necessidades especiais tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas especificidades e promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor.

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