A historiadora e professora Teresa Malatian da Unesp de Franca comenta o Projeto de Lei 368, que regulamenta a profissão de Historiador. Trata-se de uma entrevista concedida à Ederson Granetto para o programa Notícias Univesp, da Univesp TV.
Nela a historiadora faz sua defesa do projeto de regulamentação, que se aprovado também pela Câmara (o Senado já o fez) e sancionado pela presidenta, dará maior destaque para os historiadores de formação, os quais serão aqueles à dar aulas de História, trabalhar com documentação, pesquisas e organização de exposições, documentos e informações históricas.
Segundo ela, não deve haver (como há entre alguns) a preocupação quanto a escassez de profissionais para o Ensino Básico e Superior ou uma “proibição” na prática àqueles que escrevem sobre “história”, biografias ou mesmo o que ela chama de “poemas históricos”. O que segundo ela deve haver é uma preocupação com a formação e uma atenção nova, apoiada na ANPUH (Associação Nacional de Professores de História), para os futuros historiadores profissionais.
biografias, história do brasil república, historiador, historiadores, professores, profissão, regulamentação ofício de historiador, teresa malatian
Historiadora Teresa Malatian fala da regulamentação da profissão
Compartilhe esse conteúdo
Imagem extraída da entrevista
Assistam a entrevista na íntegra:
Mais artigos & Posts
Tagged in :
Deixe um comentário