Avatar de Jose A. Fernandes

Compartilhe esse conteúdo

Classificar post
Imagem extraída da entrevista



A historiadora e professora Teresa Malatian da Unesp de Franca comenta o Projeto de Lei 368, que regulamenta a profissão de Historiador. Trata-se de uma entrevista concedida à Ederson Granetto para o programa Notícias Univesp, da Univesp TV. 


Nela a historiadora faz sua defesa do projeto de regulamentação, que se aprovado também pela Câmara (o Senado já o fez) e sancionado pela presidenta, dará maior destaque para os historiadores de formação, os quais serão aqueles à dar aulas de História, trabalhar com documentação, pesquisas e organização de exposições, documentos e informações históricas. 


Segundo ela, não deve haver (como há entre alguns) a preocupação quanto a escassez de profissionais para o Ensino Básico e Superior ou uma “proibição” na prática àqueles que escrevem sobre “história”, biografias ou mesmo o que ela chama de “poemas históricos”. O que segundo ela deve haver é uma preocupação com a formação e uma atenção nova, apoiada na ANPUH (Associação Nacional de Professores de História), para os futuros historiadores profissionais.


Assistam a entrevista na íntegra:


Tagged in :

Avatar de Jose A. Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site é protegido! Caso precise de alguma informação ou ajuda entre em contato