Avatar de Jose A. Fernandes

Compartilhe esse conteúdo

Classificar post

Em seu último episódio, a série Histórias do Brasil nos leva a pensar sobre o momento pós-Getúlio e nos insere no famoso Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. É o pano de fundo para falar da construção de Brasília, a nova capital do Brasil, que se tornou uma obsessão de JK, a sua meta-síntese.

Claro que a ideia de construir uma nova capital para o país não era nova. Segundo Marieta de M. Ferreira, desde o século XIX “já se discutia… já havia até um, um planejamento”.

É uma ideia antiga, “mas que nos anos 50, ela aparece como viável e principalmente como representando todo um movimento de modernização”, diz a professora Marly Silva da Mota. Daí se pensar: o que representava esse moderno?

Este episódio se concentra em 1958, no Brasil, “que está acompanhando os primeiros passos da Bossa Nova e os jogos da Copa do Mundo de Futebol, na Suécia, vive de esperanças”. Pareciam anos dourados, num Brasil que tinha rádio, televisão e automóveis, que rumava para o futuro, com a industrialização cada vez mais estabelecida. Mas, não se enganem, nem tudo são flores…

Convidadas: Marly Silva da Mota, Marieta de Moraes Ferreira e Santuza Cambraia.

Dica de livro:

livro A História do Brasil em 50 Frases

A História do Brasil em 50 Frases, Jaime Klintowitz

Clique aqui!

Tagged in :

Avatar de Jose A. Fernandes
×