Avatar de Jose A. Fernandes

Compartilhe esse conteúdo

Classificar post

A ficção nesse episódio de Histórias do Brasil mostra o mameluco Jerônimo, que domina os segredos da mata. Como guia de uma expedição bandeirante, é ele quem aponta o caminho, decifra os rastros dos animais, encontra comida e água… 

Jerônimo terá que usar todo o seu conhecimento para salvar a vida do jovem Pedro, seu patrão e meio-irmão.

O cenário de partida é o sertão da Capitania de São Vicente, século XVII. Uma capitania de “segunda ordem” na época, na distribuição econômica da colônia, segundo o historiador Márcio dos Santos. A concentração de poder, com maior população branca e economia mais forte, estava no Nordeste. 

Antes de continuar, uma dica de livro…

As pessoas e as culturas, ora se contrapõe, ora se misturam, ora expropriam o que é dos outros ou os próprios outros. No andar, no vestir, no comer e na tentativa de curar, os bandeirantes com os índios irão aprender, a se embrenhar na mata, para caçar outros indígenas. Segundo Ronaldo Vainfas, “sem os conhecimentos indígenas, os portugueses teriam imensa dificuldade em se assenhorar, se apossar da… e se localizar, se movimentar na terra descoberta e ocupada”.

Enfim, encurtando o assunto, deixando ao próprio vídeo mostrar o que deseja, só resta dizer ainda que trata este episódio da ação dos bandeirantes na expansão territorial portuguesa e na descoberta de ouro no interior da então colônia.

Os participantes desta vez são Márcio Roberto Alves dos Santos, Jorge Couto, Kátia Maria Abud, John Monteiro, e Ronaldo Vainfas.

Se estiver recebendo por e-mail, clique aqui para assistir!

A outra margem do Ocidente, Vários autores

Clique aqui!

Tagged in :

Avatar de Jose A. Fernandes
×