Avatar de Jose A. Fernandes

Compartilhe esse conteúdo

Classificar post

O tema desse episódio de Histórias do Brasil é o ouro das Minas Gerais, extraído no final do século XVII e XVIII, abordando a “febre do ouro” no Brasil, que atraiu uma quantidade sem precedentes de colonizadores brancos para a região.

Com direito aos conflitos como à Guerra dos Emboabas, ao aumento do fluxo de escravos, ao desvios de mãos de obra dos engenhos do Nordeste, e, enfim, às “artes de furtar”, tendo neste último caso os mais lembrados santos do pau oco – imagens que levavam em seu interior o ouro dos descaminhos. Descaminhos que ocorrem em meio ao aumento dos impostos e das formas de fiscalização por parte da coroa portuguesa.

Aliás, os santos do pau oco (e demais assuntos) são o tema da história ficcionada desta vez. Conta-nos sobre o artesão Manuel Correia, que confecciona pequenas imagens de santos e de Vidal, o encomendador, que as quer para uso no transporte de ouro das minas. Minas nas quais trabalha como fornecedor de mantimentos e aonde usa ainda de suas escravas de ganho no dia a dia. 

Os professores participantes dessa vez são Ângelo Alves Carrara, Caio César Boschi, Júnia Furtado, Luciano Figueiredo.

Imagem do topo: Lavragem de ouro em Itacolomi, MG (Rugendas, 1827)

Para receber novidades sobre pós-graduação, cursos gratuitos e artigos, assine nossa Newsletter

Tagged in :

Avatar de Jose A. Fernandes
×