O livro Maldita Guerra, de Francisco Doratioto, assunto dessa resenha, é uma referência fundamental quando se trata do maior conflito já ocorrido na América Latina.
Antes de assistir a nossa resenha, um pouco sobre o livro. Veja também as dicas de livros que deixei no fim dessa postagem!
Em Maldita Guerra, Francisco Doratioto oferece uma análise aprofundada, com suas muitas faces do conflito, o que inclui os fatores políticos, econômicos e sociais. O autor é minucioso – além disso, em nova edição, ele amplia a análise, com novas fontes e mesmo revisões.
As fontes são de diversas origens, incluindo documentos diplomáticos, relatórios militares e relatos pessoais.
O autor desmistifica várias interpretações tradicionais sobre a Guerra do Paraguai, como a figura de Solano López e o papel das potências estrangeiras no conflito. Ele apresenta López como um líder ambicioso, mas não exclusivamente como vítima ou vilão, e analisa as complexas relações entre o Paraguai e seus vizinhos.
Ele também dedica espaço e discute sobre figuras consagradas na historiografia brasileira, tais como Almirante Tamandaré e Duque de Caxias. Discute seus papeis e posições, ajudando a refletir sobre o que já está posto como certo em suas biografias.
Além disso, ele reflete sobre os impactos devastadores do conflito, que quase aniquilou a população paraguaia e deixou marcas profundas no desenvolvimento político e econômico da região.
A obra não se limita ao campo militar; Francisco Doratioto contextualiza o conflito em um cenário maior de disputa geopolítica e transformação social na América Latina. Ele examina, por exemplo, as tensões internas no Brasil, como o uso de escravos no esforço de guerra, e os reflexos que a vitória trouxe para o país. Além de uma análise das disputas políticas internas no Brasil monárquico.
O livro Maldita Guerra é, portanto, uma leitura essencial para compreender um dos períodos mais complexos e traumáticos da história sul-americana, combinando rigor acadêmico com uma narrativa envolvente.
Adquira esse livro Maldita Guerra
Adquira o livro Maldita Guerra na promoção, com 30% de desconto e possibilidade de FRETE GRÁTIS. Comprando pelo link abaixo, você ainda ajuda a manter o site e o canal.
Outras dicas de livros
Além do livro Maldita Guerra, seguem mais algumas dicas para alimentar o debate sobre a Guerra do Paraguai, inclusive com visões opostas às de Francisco Doratioto.
– As barbas do imperador, Lilia Moritz Schwarcz
– Guerra do Paraguai, Francisco Botelho & Laura Ferrazza de Lima
– A Guerra do Paraguai, Luiz Octavio De Lima
– A guerra é nossa, Alfredo da Mota Menezes
– Genocídio Americano, Silvânia de Queiróz
– A Guerra do Paraguai, Julio Jose Chiavenato
Deixe um comentário