Avatar de Jose A. Fernandes

Compartilhe esse conteúdo

Classificar post

  

O Fortaleza chegou à final da Copa Sul-Americana, um time do Nordeste na final de um torneio continental. Só por isso já está na história. 

Você pode ajudar a manter esse projeto através do pix [email protected] ou, se não puder doar, através da compra de qualquer item pelos links indicados nessa postagem.

Não me entendam mal, não se trata de xenofobia ou preconceito contra origem geográfica. É mais como uma comemoração, uma alegria de ver até onde o Fortaleza, time de uma região historicamente empobrecida, até mesmo relegada, chegou no futebol. 

A torcida do Fortaleza na final da Sul-Americana

Muitos times nordestinos já tiveram passagem pela elite do futebol brasileiro. Sport, Náutico, Bahia, Ceará são os que mais frequentaram a série A do Brasileirão. Mas, com exceção do Sport, que já foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil, nenhum outro foi tão longe quanto o Fortaleza. 
O Fortaleza Esporte Clube, ou apenas Fortaleza, é um dos clubes mais tradicionais e antigos do Brasil. Ele foi fundado em 18 de outubro de 1918, por um grupo de entusiastas do esporte que se reuniram na residência de Alcides Santos, no bairro da Aldeota.
Naquela época, em que o futebol não era “profissionalizado”, o clube usava camisas nas cores preto e branco. Depois disso, passou por várias mudanças de cores, mas hoje é amplamente reconhecido pelo seu tradicional uniforme tricolor, com listras verticais em azul, preto e branco. 
Como curiosidade, há fortes indícios de que o escudo atual tenha sido inspirado no escudo do São Paulo FC, mas já foi muito parecido com o do Fluminense também. Seja como for, nas cores sendo tricolor, como os dois também são.
Escudos do time ao longo da história
O Fortaleza participou das primeiras competições de futebol do estado do Ceará e rapidamente se estabeleceu como um dos clubes mais competitivos da região. Já conquistou vários campeonatos estaduais ao longo das décadas, tornando-se uma das principais potências do futebol cearense.
Em nível regional, está sempre entre os principais a disputar a Copa do Nordeste, com dois títulos já conquistados (2019 e 2022), atrás do seu rival Ceará, que tem 3 títulos.
A história do clube
(clique na imagem pra saber mais sobre o livro)
Em nível nacional, o Fortaleza competiu em diversas edições do Campeonato Brasileiro, tanto na primeira quanto na segunda divisão. Tendo sido mais de uma vez campeão da Série B. 
Como muitos clubes no Brasil, ao longo de sua história, o Fortaleza enfrentou altos e baixos, mas sempre manteve um forte apoio de sua torcida.
Um dos momentos mais marcantes na sua história até hoje foi em 2002, quando o clube conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro e retornou à elite. Mas, isso não significou sossego, porque como parece sintomático da condição econômica nordestina, o clube enfrentou dificuldades financeiras e esportivas nas temporadas seguintes, oscilando novamente entre rebaixamentos e promoções. 
No início dos anos 2010, o Fortaleza passou por uma reestruturação significativa e viu seu desempenho melhorar. Em 2018, comemorou seu centenário em alto estilo, vencendo a Série B novamente. Naquele momento, seu técnico era o goleiro recém-aposentado Rogério Ceni.
Como em todas as regiões e estados, o Ceará tem a sua rivalidade marcante. No caso, o Fortaleza tem uma forte rivalidade com o Ceará Sporting Club. Os jogos entre Fortaleza e Ceará são conhecidos como o “Clássico-Rei” e são sempre intensamente disputados.
banner do Fortaleza EC no Twitter
O Fortaleza Esporte Clube tem uma rica história e uma base de torcedores apaixonados, sendo um dos clubes mais representativos do Nordeste do Brasil. Sua trajetória é marcada por momentos de glória e desafios, mas o clube continua a ser uma parte fundamental da cultura esportiva do Ceará e do Brasil como um todo.

Só por isso seria motivo de orgulho pro estado e pra sua torcida, mas o time tem ido além. Sua campanha de 2023 da Copa Sulamericana é de dar inveja a muito time mais “rico” do centro-sul brasileiro. Desde o 4 a 0 sobre o Palestino no primeiro jogo até o 2 x 0 sobre o Corinthians, o time mostrou força e personalidade. O time só teve uma derrota contra o Metropolitano, por 1x 0, o que não parece ter abalado em nada o moral da equipe. 

Uma das imagens do segundo jogo da semifinal contra o Corinthians (2 x 0 pro Fortaleza)

Então, por sua história e força, viva o Fortaleza! Viva o Nordeste!
Camisa Retrô Fortaleza 1983
Clique aqui!
Veja todos os gols do Fortaleza até a final!

Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir

Compartilhe:

Tagged in :

Avatar de Jose A. Fernandes
×