O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) está com inscrições abertas para 85 cursos gratuitos, totalmente à distância e com certificado. Nesse post você tem todas as principais informações. Aproveite e compartilhe!
Os cursos estão distribuidos nas mais diversas áreas de conhecimento. O certificado será totalmente gratuito, conseguido pelos que terminarem os estudos dentro do prazo e obtiverem o aproveitamento mínimo de 60%.
Os interessados podem se inscrever em quantos cursos quiser, desde que consiga finalizar os estudos no prazo indicado no mesmo link da matrícula.
Lista de cursos virtuais do IFES com vagas abertas:
- Acessibilidade e Tecnologia
- Acessibilidade em Processos Seletivos Discentes
- Aprendendo a licitar com a Administração Pública
- Aulas de campo para o ensino de Geociências
- Avaliação da Aprendizagem no Contexto da Educação Ambiental
- Avaliação por Rubrica no Moodle
- Caminhos para a alfabetização no contexto da deficiência visual
- Catalogação de Softwares Educacionais para o ensino de Matemática
- Clube de Ciências como Espaço de Aprendizagem para a Educação Ambiental
- Bem-Estar e Substâncias Psicoativas: uma questão de saúde pública
- Como criar um MOOC?
- Como desenvolver bons hábitos de estudo?
- Compreendendo a Educação Profissional e Tecnológica integrada ao Ensino Médio: textos e contextos
- Comunidades Quilombolas e os Saberes Socioambientais
- Criando ambientes virtuais com Unity 3D
- Cultura oceânica e poluição dos rios: a relação entre as duas realidades
- Desmistificando o cubo mágico
- Desvendando o Plano Educacional Individualizado (PEI)
- Diversidade Cultural, Economia Criativa e Desenvolvimento
- Educação Ambiental a partir da pedagogia de Célestin Freinet
- Educação Ambiental em foco: discussões e práticas
- Educação para as relações étnico-raciais
- Educador Maker: Alfabetização Científica inspirada em Leonardo Da Vinci
- Educador Maker: Aprendizagem Baseada em Projetos
- Educador Maker: ensino ‘mão na massa’
- Educador Maker: Primeiros Passos
- Ensino de astronomia: Reconhecimento do Céu noturno
- Escrita acadêmica sem sofrimento
- Estatística com o R
- Estratégias de Pesquisa Qualitativa – Aspectos práticos
- Estratégias Flexíveis de Ensino em Tempos de Pandemia
- Ferramenta para Gravação de Videoaulas
- Ferramentas Digitais para Curadoria Educacional
- Gamificação no Moodle
- Gestão Acadêmica de Cursos de Graduação
- Licenciamento ambiental: Legislação aplicada à avaliação de impactos ambientais
- Gestão da Liderança para Melhores Resultados
- Google Drive: Colaboração na prática
- MOOC de Hamilton: Desenvolvimento de Aplicativos
- Hortas e meliponários educativos
- Inclusão Sociodigital para Multiplicadores
- Inglês Comunicativo – Aprenda o Básico Essencial
- Inovação Social no âmbito das Políticas Públicas
- Inovação, Criatividade e Tecnologias Digitais na Educação
- Introdução à Educação de Surdos
- Introdução à gestão da inovação
- Introdução à Libras
- Introdução à Metodologia da Pesquisa
- Introdução à Produção de Audiolivros
- Introdução a Projetos
- Introdução ao Google Classroom
- Jardins terapêuticos educativos
- Legislação em Educação Ambiental
- Lesson Study – English
- Lesson Study – versão Português
- Maratona Mais Mulheres na Política: Habilidades humanas e técnicas necessárias na carreira política
- Maratona Mais Mulheres na Política: Protagonismo feminino na política (Oratória e marketing pessoal)
- Mediação Pedagógica no Moodle
- Metodologias Ativas: Educação Inovadora
- Mooc de Lovelace: Arte e Game Design
- MOOC de Lovelace: Pensamento Computacional
- Mooc de Lovelace: Pensamento Computacional com Scratch
- Saneamento Básico Urbano: histórico, aspectos e tendências
- Saúde mental no contexto da educação
- Mooc de Lovelace: Pensamento Computacional no Cotidiano Feminino
- MOOC de Lovelace: Programação Python e C
- Mooc de Lovelace: Robótica Educacional
- Mooc de Mary Keller: Robótica para Educadores
- Moodle 3.9 para Estudantes
- Moodle para Educadores
- Moodle para Estudantes
- Noções de Prevenção e Combate a Incêndios
- O que é Laboratório Vivo?
- Plantando um Rio mais Doce – Preparando a terra
- Por que Lesson Study? – versão Português
- Práticas Educativas em Saneamento Básico
- Práticas experimentais em ensino de ciências
- Programação Básica: Scratch
- Química para iniciantes
- Realidade Virtual como apoio ao ensino
- Resíduos Sólidos e a Educação Ambiental
- Saberes Populares e a Educação Ambiental
- Tópicos de Geociências e saberes socioambientais
- Uso educacional do Canva
- Utilizando o Google Arts e Culture em Sala de Aula
Mais informações sobre os cursos gratuitos online com certificado do IFES podem ser obtidas no mesmo link de inscrição.
Para fazer a inscrição e participar dos cursos é preciso se cadastrar no site abaixo. Depois disso, basta clicar sobre o nome dos cursos escolhidos abaixo e confirmar a matrícula.
Se você quer fazer pós-graduação stritu sensu (Mestrado e Doutorado), assista ao vídeo abaixo!
Se estiver recebendo no e-mail e não conseguir ver o vídeo, clique aqui.
Se você quer um livro que ajude a pensar o ensino de Filosofia, aí vai uma dica!
Sílvio Gallo
Um resumo: Atualmente no Brasil a filosofia é disciplina obrigatória nos três anos do ensino médio, algo inédito em nosso país. Tal fato nos coloca o desafio de torná-la significativa na formação dos jovens, e não apenas mais uma matéria. Esse livro tem como objetivo contribuir com a prática docente do professor de filosofia na escola regular.
Fruto da experiência de mais de duas décadas do autor, reúne os resultados de pesquisas realizadas por ele na área, sobretudo após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Sílvio Gallo apresenta uma proposta de pensar filosoficamente o ensino da disciplina, sem deixar de lado as importantes contribuições do campo educacional. Em termos metodológicos, indica dois modos de trabalhar possíveis para a materialização, em sala de aula, do trabalho pedagógico com a filosofia, compreendida como experiência de pensamento conceitual.
Que não se espere, porém, qualquer tipo de manual ou “livro de receitas”; a proposta é que a obra sirva como uma espécie de bússola, para um caminho que será construído pelo professor, por cada professor.
PRÊMIO JABUTI 2013 – Educação.
Compartilhe essa postagem:
Deixe um comentário