
Um tema importante no que diz respeito às transformações econômicas e sociais ocorridas no século XVIII. Transformações que mudaram a cara do mundo, a partir da Inglaterra, e determinaram a posição do Capitalismo como sistema político e econômico dominante. Por isso a pergunta: o que foi a Revolução Industrial?
A ideia desse vídeo é falar sobre o que foi a Revolução Industrial, desde a formação da burguesia, a volta da importância do comércio, finalmente as transformações do século XVIII. O que inclui as invenções que mudaram a forma de produzir coisas e determinaram o poder que a Inglaterra conseguiria daí para frente.
Para entender o que foi a Revolução Industrial, é preciso incluir o contexto da época.
Desde o fim da Idade Média a economia já vinha mudando na Europa, com os Estados Nacionais unificando e se fortalecendo. É nesse contexto que surgem e vão se formando territorialmente Espanha, Portugal, França e Inglaterra. Inclui-se aí o contexto das Grandes Navegações, a conquista de novos territórios, o domínio dos mares e do fornecimento de produtos e matérias primas.
Nesse contesto de transformação e de transição do Feudalismo para o Capitalismo, alguns fatores se somariam nos próximos séculos para fazer da Inglaterra o primeiro país industrializado do mundo.

Em geral, tem-se os chamados cercamentos (enclosures, em inglês), a expulsão da população rural, o crescimento da mão de obra ociosa nas cidades. Somado a isso, o domínio dos mares por parte da Inglaterra no século XVIII em diante, favorece o fornecimento de matéria prima de fora.
Em algumas décadas teremos mão de obra em abundância, obrigada por lei a trabalhar, ou melhor, se sujeitar. Teremos o aumento da produção de lã e outras matérias primas.
Teremos um maior fornecimento de carvão para as manufaturas. Teremos, enfim, o desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas, como a criação de máquinas mais eficientes, especialmente as novas máquinas à vapor.
Tudo isso, com a ajuda da acumulação de riquezas, resultado das medidas mercantilistas adotadas nos últimos séculos. Ah, não podemos esquecer da pirataria, apoiada inclusive pela monarquia inglesa.
Esse ambiente de mudanças e novidades é que cria o caminho para o pioneirismo inglês. Que permite à Inglaterra em algumas décadas se tornar a “fábrica do mundo”.
Isso tudo é explicado no vídeo acima, que você fica convidado a assistir.
Dica de livro

História Contemporânea, Luís Edmundo Moraes
Deixe um comentário