Em 2005 iniciou seu tributo ao Elvis no Reino Unido, juntamente com a banda Taking Care of Elvis (TCE), fazendo história não só na Inglaterra, mas em toda a Europa, ao longo dos anos. Em 2010 foi pela primeira vez aos Estados Unidos, representando seu continente, para participar do concurso Images of the King. Sagrou-se campeão. Em 2012, participou do Bridlington ETA masters e do Collingwood Elvis Festival, nos quais mais uma vez obteve êxito, tornando-se o primeiro artista de tributo a Elvis (ETA – Elvis Tribute Artist) a vencer concursos consecutivos, em sua primeira participação, tanto pelo voto do júri técnico quanto pelo clamor público (voto do público).
Toda dedicação e talento de Ben foram compensados quando no mesmo ano, após uma árdua disputa, foi eleito o vencedor do Ultimate Elvis Tribute Artist Contest, pela Elvis Presley Enterprises, em Memphis, tornando-se o primeiro artista não-americano a conquistar tal feito. Esta honrosa conquista, somada à sua aparição gloriosa no Late Show with David Letterman, em janeiro de 2013, foram o marco a partir do qual sua carreira prosperou exponencialmente! Atualmente é um dos mais respeitados ETA’s do mundo, lotando concertos e conquistando mais fãs em todos os cantos do planeta.
Além da indumentária impecável e sua semelhança física com o Elvis, seu carisma no palco associado com os maneirismos, expressões físicas e faciais idênticas as do Rei do Rock – de acordou com cada época e música que interpreta – fazem de Ben um dos mais completos ETA’s. Como excelente músico que é, sua habilidade no violão o permite executar brilhantemente o acústico do 68 comeback special, e sua voz, com alcance de “três oitavas”, lhe proporciona plena capacidade pra representar com respeito, justiça e perfeição, inclusive músicas das fases em que Elvis estava no auge de seu poder vocal. Todo este conjunto brinda os fãs com momentos de alegria e emoção, transmitindo aos mesmos a real sensação de estarem de fato num show do seu ídolo: o único e inigualável Elvis!
Apesar do reconhecimento e sucesso alcançados, Ben Portsmouth continua sendo uma pessoa e um artista humilde, recebendo o público em geral ao final dos seus shows com respeito, delicadeza e educação que lhe são peculiares. Fora do palco, é o cantor Ben Portsmouth, não posa com as roupas usadas pra homenagear e render seu respeitoso tributo ao Elvis.
Sem duvida, só existiu um Elvis, jamais haverá outro!! Mas dentre os Artistas de tributo, Ben se destaca pelas suas características artísticas e pessoais, conferindo-lhe um modo mágico e singular de encantar os fãs do Rei.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À ENTREVISTA CONCEDIDA POR ELE DEPOIS DO SHOW DE JARAGUÁ DO SUL-SC (29/MAR).
** Originalmente postado em 5/mar/2014.
Compartilhar:
Deixe um comentário